Motivação é um estado mental e emocional que faz com que você consiga executar uma tarefa. É um impulso que faz com que você aja de forma a atingir seus objetivos. A disciplina, por outro lado, é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para a realização dos seus objetivos, sem se desviar dele e sem perder a motivação. Veja, estamos falando de coisas distintas!
Não adianta ter só motivação, querer fazer e não ter disciplina para fazer. Disciplina requer fazer as coisas organizadas, para que elas funcionem e se aparecer algo desmotivador nessa caminhada, você tenha o plano B e saber o que fazer e manter-se no foco. Nesse caso, procedimentos programados e rotinas específicas auxiliam o processo.
A disciplina é uma ferramenta importante e ela só pode ser aproveitada se você tiver metas concretas e bem definidas e em cima disso a motivação para poder conquistar o que deseja. Nesse caso, a disciplina faz você se estruturar e conseguir atingir seu objetivo.
Muita gente se acha motivado o suficiente para fazer as coisas, mas não disciplinado o bastante. É preciso fazer uma autoanálise, entender o seu objetivo, o motivo pelo qual você não é disciplinado o suficiente para conseguir o que deseja. É preciso trabalhar nas coisas que atrapalham você a não conseguir isso. Verifique qual é a razão e tente eliminá-la da sua vida.
Convença a si mesmo de que você quer ser disciplinado e que há motivação suficiente para isso. Defina no que quer ter disciplina e foque-se nisso! Pode se ter uma vida saudável, ter um comportamento diferenciado no trabalho, em casa ou nos estudos. Adote atitudes positivas! Decida que somente você pode realizar as mudanças necessárias para atingir seus objetivos e mantenha-se focado nessas mudanças. Se decidir fazer algo, encare isso como um desafio e vá até o final para conseguir.
Perceba que as outras pessoas podem tentar sabotá-lo. Quando você começa uma reeducação alimentar sempre tem aquela “amiga” querendo te desviar do foco, dizendo: “come isso só hoje, é só um”. Mas, lembre o que te levou a tomar a decisão de emagrecer. Use isso em todos os setores da sua vida e fique alerta para desviar destas tentativas de sabotagem. Seja educado, mas explique o motivo pelo qual está fazendo determinada coisa e siga em frente.
Lembre-se que motivação para começar a maioria das pessoas tem, mas disciplina é uma questão de tempo e treino.
Por fim, não exagere e não transforme sua disciplina em algo obsessivo. Permita-se às vezes! Comer algo diferente um dia, descansar um dia a mais do treino não vai te fazer um derrotado. Tem vezes que a mente também precisa de um tempo para entender o prazer da disciplina.