sexta-feira, setembro 20, 2024
INICIAL☆ DestaqueVotação popular em urnas definirá a Corte do Carnaval

Votação popular em urnas definirá a Corte do Carnaval

A pouco mais de um mês do Carnaval, festa popular mais tradicional do país, e que será realizado na segunda semana de fevereiro, Mogi Mirim já tem sua programação praticamente definida. Assim como em 2014, a Prefeitura irá organizar uma festa popular no Espaço Cidadão, à Avenida Adib Chaib, no Centro. A novidade ficará por conta de uma votação popular para a escolha da Corte Carnavalesca, formada pelo Rei Momo e Rainha, 1ª e 2ª princesas, e ainda o Rei e Rainha da 3ª idade.

O modelo será diferente do adotado nos últimos anos, onde um baile era organizado no Centro Cultural e a corte eleita após decisão de um júri técnico. Este ano, os interessados poderão se inscrever entre os dias 26 e 30. Após isso, todos serão apresentados à população no dia 4 de fevereiro, durante a realização da Feira Noturna, no Espaço Cidadão.

A partir daí, a Prefeitura irá instalar urnas e banners com o retrato de cada inscrito em diversos espaços públicos da cidade, entre eles a Praça Rui Barbosa e a Estação Educação, abrindo uma votação popular para seleção dos eleitos. A votação acontece do dia 4 até o dia 10, uma terça-feira. Na quarta-feira, dia 11, os vencedores serão apresentados ao público.

DSC_0347 - Cópia
Nos últimos anos, Corte era eleita por júri no Centro Cultural. (Foto: Arquivo)

“Pretendo fazer uma coisa mais popular, quero envolver a população. O ideal é deixar os candidatos serem eles mesmos, estarem em contato com a população. A característica deles é a alegria, a simpatia, então queremos mostrar como a pessoa se posta perante a sociedade, não em um desfile que ficam todos mais tímidos. Quero que seja algo mais natural”, explicou o secretário de Cultura, Francisco Scarabel, o Juninho.

O secretário informou também que tanto o Grito de Carnaval, que acontece uma semana antes da festa, e o Corso Carnavalesco, desfile em carro aberto da corte por ruas da cidade, sempre aos sábados pela manhã, deverão ser cancelados. Um dos motivos seria o baixo interesse do público. O Carnaval da zona rural está descartando, enquanto existe a possibilidade de o distrito de Martim Francisco receber a folia.

Espaço Cidadão

Scarabel confirmou também que a programação de Carnaval acontecerá no Espaço Cidadão. Serão quatro dias de festa, com bailes noturnos no sábado e na segunda-feira, das 22h às 1h. Outra novidade é a realização de duas matinês estendidas, no domingo, e na terça-feira, das 15h às 22h, sem a realização de bailes noturnos. As bandas que irão tocar na festa serão definidas até o início de fevereiro.

IMG_9749 - Cópia
Espaço Cidadão receberá quatro dias de evento; bailes noturnos acontecem no sábado e na segunda-feira. (Foto: Arquivo)

A área será fechada, com revista na entrada e praça de alimentação com 12 barracas de comida e bebida, seis de entidades assistenciais, e outras seis de ambulantes. A manutenção do Espaço Cidadão como reduto oficial da programação é defendida pelo secretário. “Acho que funcionou muito bem, teve uma crescente, tanto de qualidade como na participação do público. Não tivemos nenhum problema, nenhum ocorrência” completou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments