Disque Denúncia 181 e WebDenúncia. Esses são os nomes das duas ferramentas oferecidas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e que podem contar com a cooperação da população para a solução de crimes. As ferramentas garantem sigilo absoluto, segundo a secretaria que tem convênio com o Instituto São Paulo Contra a Violência, responsável por administrar o 181 e o sistema WebDenúncia. Mas, apesar de as duas ferramentas estarem disponíveis, o serviço ainda é pouco utilizado. Para se ter ideia, em Mogi Mirim, entre os meses de janeiro e agosto, nenhuma denúncia foi feita via internet, apenas por meio do telefone. Entre janeiro e agosto deste ano, foram feitas por telefone 87 denúncias, sendo que 73 delas estava relacionada ao tráfico de entorpecentes.
Por meio das ferramentas disponíveis, a população também pode denunciar, de forma sigilosa e anônima, sobre casos de homicídio, latrocínio, roubo de veículos, roubos (outros), furtos de veículos, procurados pela Justiça e sequestros, etc. Na internet, basta acessar o site https://app.webdenuncia.org.br/g/denuncias/tipo, escolher o tipo de crime que deseja denunciar e realizar a ação. Se a situação estiver em andamento, a orientação é informar a Polícia Militar pelo número 190. Ou seja, no site, somente informações sobre crimes já ocorridos ou cotidianos é que devem ser informados.
Responsável por administrar o 181 e o WebDenúncia, o Instituto São Paulo Contra a Violência informou que as denúncias são encaminhadas para uma Central de Análise Policial, onde policiais da Polícia Civil e Militar fazem consultas a banco de dados e encaminham as informações para as unidades policiais que atuam no município. As unidades têm o prazo máximo de até 15 dias para enviar uma resposta para a Central e o cidadão que fez a denúncia pode acompanhar o resultado por meio do protocolo de atendimento fornecido quando a informação é transmitida.
O delegado Paulo Roberto Agostinete frisou ainda que os dois sistemas são totalmente seguros e que o WebDenúncia tem a vantagem de permitir que o cidadão anexe arquivos, como fotos, vídeos, documentos, etc., o que auxilia ainda mais o trabalho da investigação e tomada de providências.
Os serviços mencionados funcionam 24 horas, diariamente, inclusive aos finais de semana. É importante fazer uso de um computador ou celular pessoal para realizar a denúncia, em caso de usar o serviço online, para garantir ainda mais a privacidade e, consequentemente, o sigilo.
O que informar?
Para realizar uma denúncia, tanto via telefone como na internet, é preciso informar se o fato está ocorrendo ou já foi realizado, o endereço, as características do envolvido, se porta arma de fogo, etc. Quanto mais detalhes na denúncia, melhor é.