sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueWebinário encerra formação continuada para profissionais da Primeira Infância

Webinário encerra formação continuada para profissionais da Primeira Infância

Secretária de Educação, Flávia Rossi (ao centro), participou do encerramento da formação continuada dos educadores. Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério “Antonio de Souza Franco”, a Estação Educação, recebeu na manhã desta quinta-feira (4) o encerramento da formação continuada para profissionais da Primeira Infância que atuam com crianças de 0 a 3 anos dos 13 Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (Cempi’s) e de duas Organizações da Sociedade Civil (OSC).

A videoconferência contou com a participação de 280 professores, educadores e gestores, beneficiados diretamente pela formação desde o segundo semestre do ano passado.

O webinário desta quinta-feira (4) teve como tema “Criança, Brincar e Natureza”, apresentado pela formadora do Instituto Avisa Lá (IAL), Maria Tereza Venceslau de Carvalho, e mediado pela coordenadora do IAL, Edi Fonseca.

O Instituto, existente desde 1986, atua na qualificação de práticas educativas nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas junto às redes de ensino fundamental, desenvolvendo ações de formação para profissionais da Educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.

O objetivo da formação continuada foi contribuir para uma educação pública de qualidade, e vem de encontro a proposta político-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, oferecendo instrumentos para o processo de construção coletiva e transformação das ações educativas, tendo em vista a melhora da qualidade do atendimento educacional de bebês e crianças pequenas.

Ao longo do ano, os formadores do IAL e a técnica responsável pelos encontros de formação da Secretaria de Educação, Mônica Kleinfelder, trabalharam junto aos coordenadores e diretores, que por sua vez, realizaram a formação das equipes em suas unidades educacionais.

Os temas tiveram como foco a organização de espaços, materiais para as brincadeiras e experimentações do bebê e criança bem pequenas, bem como o planejamento de rotinas consistentes, seguindo a experiência da BNCC no seguimento da Educação Infantil. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments