Johnny Inselsperger
Foto: Osvaldo Furiatto Jr.
A Yamaha XTZ Ténéré 250 causa mais saudosismo da extinta Ténéré 600, fabricada até os anos de 1990. O novo grafismo aplicado nas cores areia metálica e preta reforçou o espírito de aventura do modelo.
Apesar da cara de modelo off-road, o para-lama dianteiro rente ao pneu denuncia que a Ténéré 250 tem a proposta de oferecer muito conforto para rodar no trânsito urbano. Ainda assim, a moto se comporta extremamente bem em estradas de terra.
Olhando de frente, a XTZ 250 é imponente pela altura de 1.370 mm e o conjunto ótico integrado ao parabrisa e a roda raiada de 21 polegadas na dianteira. Tudo isso ligado a suspensão telescópica com 220 mm de comprimento.
O tamanho do tanque também reforça as grandes medidas do modelo de entrada das Ténérés. Com capacidade para 16 litros de gasolina, a moto é capaz de percorrer quase 400 quilômetros sem abastecer.
E por falar em grandes números, a distância entre o assento e o solo é de 865mm e pode dificultar a vida dos pilotos mais baixos. Apesar disso, a moto é leve, pesando 150 quilos pronta para rodar.
Se o ponto mais forte do modelo é o conforto, o guidão alto e largo é um dos grande responsáveis, principalmente na hora de pegar estrada. A posição de pilotagem não cansa. Os braços ficam relaxados, o corpo fica reto e as pernas pouco flexionadas.
Na traseira, a suspensão monoamortecida transmite pouco das imperfeições do solo.
Outro ponto forte da Ténéré 250 é a segurança. Tanto na dianteira como traseira, a moto é equipada com freios a disco, que são eficientes e respondem bem aos comandos. Na dianteira tem disco de 245 mm e na traseira 203 mm.
Agilidade
A XTZ 250 esterça bem e também obedece bem as manobras, graças ao peso concentrado na parte de baixo da motocicleta. O motor de apenas um cilindro de 250cc tem refrigeração a ar com radiador de óleo e duas válvulas desenvolve 21 cavalos de potência a 8.000 rpm e o torque máximo 2,10 kgf.m a 6.500 rpm. Traduzindo os números, uma moto esperta para superar o trânsito urbano e também para rodar bem na estrada. O câmbio tem bom escalonamento entre as cinco marchas, com trocas justas e suaves
Painel
O painel de cristal líquido tem velocímetro digital e conta-giros analógico, além do marcador e hodômetro de combustível digitais, além dos hodômetros total e dois parciais.
A XTZ 250 Ténéré 2013 está disponível nas cores areia metálica e preta com os novos grafismos e a azul tradicional. O preço sugerido pelo fabricante é de R$ 13.490.
Ponto positivo – excelente custo x benefício, modelo é ideal para uso no dia a dia e também em passeios nos finais de semana
Ponto negativo – a altura do assento e a largura do banco dificulta a vida dos pilotos mais baixos