A temporada de 2019 tem sido agitada para a zona Leste de Mogi Mirim no futebol amador. A partir deste domingo, dia 3 de novembro, tem início a final da Série B da Copa Pentagon de Futebol Amador. Vila Dias e Mirante são os protagonistas. O primeiro jogo será às 15h15, no Estádio Ismael Poletini (campo do Santa Cruz). Já no dia 10 de novembro, também um domingo, a partir das 10h, o Estádio Vail Chaves, do Mogi Mirim Esporte Clube, será o palco do jogo de volta e da festa dos campeões.
Decisões em palcos longe da zona Leste, mas com as equipes mais tradicionais da região em evidência. O Mirante nasceu na década de 50 e foi um dos seis times que jogaram a primeira edição do Amador em Mogi, em 1952. A Vila foi fundada em meados da década de 70 e é segunda equipe com mais títulos na história da Série A, com seis conquistas.
Os clubes chegaram à final no domingo, dia 27 de outubro. Pela manhã, a Vila Dias venceu o Ouro Preto por 2 a 1, no Estádio Maria Paula (campo da Vila Dias). Como fez 1 a 0 na ida, garantiu a vaga com folga. Na parte da tarde, Clube do Mirante e Red Bull, ambos da zona Leste, empataram em 1 a 1, no Estádio José Geraldo Solidário (Mirante). O placar agregado terminou em 2 a 2 e a vaga ficou com o Touro da Comarca, pela melhor campanha.
Agora é a hora de definir quem ficará com a taça. Uma conquista certa para a zona Leste, que já perdeu a oportunidade de faturar um caneco na Série A, quando Vila Chaib e Jardim Europa chegaram nas semifinais e o Vila foi até a final, perdendo para a Tucurense, da zona Norte. A temporada ainda teve uma competição especial voltada aos clubes da região. A primeira Copa Leste, organizada de forma independente, contou com a participação de 12 agremiações e terminou com o título da Vila Dias.