As obras de reforma e revitalização do Zoológico Municipal de Mogi Mirim deverão ser entregues até o dia 15 de fevereiro. Este é o novo prazo divulgado pela Prefeitura para o fim dos trabalhos, que entre idas e vindas nos últimos anos, devem enfim ser finalizados. Com isso, o Executivo estuda reinaugurar a área, localizada no Jardim Primavera, no final de março, resgatando uma das principais opções de lazer no município.
No início de dezembro a Secretaria de Gestão Ambiental havia afirmado que tudo deveria ser entregue até o dia 31 de janeiro, prazo que já foi estendido. No momento as obras no zoológico estão com 95% de obras concluídas, segundo a Prefeitura.
Já estão prontos o recinto das antas, recinto das emas, recinto das aves, onde ficarão alocados araras, papagaios e outras espécies, recinto dos répteis como cobras e jacarés, sala de educação ambiental, prédio administrativo, área de suporte para de funcionários, constituído por banheiros e vestiários, playground para crianças, um banheiro público e ainda a pista de caminhada.

O novo zoológico contará ainda com outra pista para passagem dos pedestres, em local dentro do recinto ainda não divulgado pela Prefeitura. Os 5% restantes das obras estão relacionados à pavimentação no entorno desta pista e ainda o acabamento do recinto dos animais felinos.
Tudo deverá ser entregue até o dia 15 de fevereiro, caso não haja nenhum outro percalço no caminho. Nos últimos anos, dificuldades com empresas responsáveis pelas obras, e até as chuvas, serviram como alegação da prefeitura na justificativa do atraso nas obras.
Análise
A vistoria de uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que libere as obras ainda não foi realizada, segundo apurou a reportagem. É a partir dela que a Prefeitura pode estimar uma data concreta para a reabertura do zoológico, já que é o Ibama que libera a área e autoriza a ida de todos os animais que ficarão no zoo.
Parte da área foi aberta no aniversário da cidade, em outubro, para uma aula inaugural de educação ambiental, que contou com a presença de autoridades municipais e alunos de escolas locais. A ideia da Prefeitura e da Secretaria de Gestão Ambiental é realizar as aulas semanalmente, levando aprendizado e lazer para os estudantes de Mogi.