A Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), mantém um esquema de vacinação antirrábica, todos os dias da semana, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Porém, segundo o coordenador da UVZ, o médico veterinário Rogério Marcos Garros, a unidade também vai abrir um sábado a cada mês.
E a edição de fevereiro da ação será neste sábado, 25, em que a unidade ficará aberta também das 8h às 11h e das 13h às 16h para vacinar os animais de pessoas que não podem comparecer ao local durante os dias úteis. “Agora não há desculpa. Dono responsável e amoroso, mantém seu animal de estimação protegido”, reforça.
Esquema
A UVZ fica na Rua Ariovaldo Silveira Franco, nº 190, no bairro do Mirante, mas deve ser acessada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cujo portão é na Rua Joaquim Dias Guerreiro, nº 111, no Jardim Panorama (Zona Leste).
Para agendar a vacinação é simples. Basta ligar para o telefone 3862-4382. Não precisa levar qualquer documento e os tutores dos pets receberão um comprovante de imunização. Porém, a UVZ também fornecerá comprovante para atualização da carteirinha de vacinação do animal aos que assim desejarem.
Desde 2020 não há mais campanha contra a raiva em âmbitos municipal, estadual ou federal. “Isso porque, o último caso de raiva em ser humano em São Paulo foi registrado 20 anos atrás”, observou. No entanto, ele faz questão de frisar que a raiva existe, através de morcegos e outros animais silvestres e, portanto, manter o pet imunizado é importantíssimo.
“A raiva, quando passada do cão ou gato para ser humano, é 100% fatal. A pessoa vai morrer em um curto espaço de tempo”, alerta. Ele lamenta que os donos de animais domésticos não levem tão a sério essa ameaça. “Não é porque não há mais campanha que o problema desapareceu”, completou.
CRÉDITO DA FOTO: Divulgação/Prefeitura de Mogi Mirim