sábado, setembro 14, 2024
INICIALOpiniãoArtigosA importância da alimentação pré e pós-treinos – Parte 1

A importância da alimentação pré e pós-treinos – Parte 1

É sabido que a prática regular de exercícios físicos traz diversos benefícios ao nosso organismo. Ela pode promover a redução do excesso de gordura corporal, o aumento da massa muscular, a promoção de bem-estar geral, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade. A alimentação saudável e os exercícios físicos compõem os dois pilares para o emagrecimento.

As refeições pré-treino têm como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade durante o período de treino, evitando assim a hipoglicemia (queda dos níveis de glicose), a fadiga e que se tenha um bom rendimento durante o exercício. A composição desta refeição depende de vários fatores, como duração, intensidade, modalidade do treino praticado, horário de início do treino.

Há ainda questões individuais, como preferências alimentares, alergias, intolerâncias e facilidades de digestão de alimentos. Esta refeição deve fornecer a quantidade de líquidos necessária para manter a hidratação e também para dar energia, sendo constituída sempre por alimentos que façam parte do seu hábito alimentar.

Em treinos aeróbicos como corrida, ciclismo e natação ou ainda para treinos de força como musculação, é importante investir no consumo de alimentos fontes de carboidratos como frutas, frutas secas, sucos de frutas, pães, batata-doce, mandioca, por exemplo, e a ingestão deve ocorrer geralmente entre 60 e 20 minutos antes da prática esportiva.

É interessante evitar as fibras como cereais, que não são digeridas pelo nosso sistema digestivo, pois poderão causar desconforto gastrointestinal durante o exercício físico. Esse grupo inclui alimentos como arroz integral, aveia, trigo, milho e granola (mistura de cereais).

Para a prática do exercício físico prolongado e/ou de alta intensidade, é importante consumir alimentos também durante o treino, para minimizar a fadiga, entre outros. Alguns exemplos de alimentos que podem ser utilizados durante a prática do exercício físico são: barras energéticas, banana, cereais, géis de carboidrato, etc., dependendo da tolerância em se alimentar durante o exercício, mas, normalmente, alimentos líquidos são mais bem tolerados.

Um fator muito importante para o bom desempenho do praticante de exercício físico é a hidratação, uma vez que a falta dela pode afetar a força muscular, aumentar o risco de câimbras, aumento da temperatura corporal, ocasionando, assim, o mau desempenho na prática esportiva. Durante o exercício, recomenda-se o consumo de 150 a 200 ml de líquido a cada quinze/vinte minutos.

É importante ressaltar que cada indivíduo é único e uma avaliação nutricional faz toda diferença para a adequação dos alimentos de acordo com o exercício físico praticado, bem como a rotina e as preferências. Na próxima coluna falaremos um pouco sobre a alimentação pós-treino e a sua importância para a recuperação muscular. Até lá!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments