terça-feira, julho 9, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAmigos, eu vi – Anos 1960 – Parte 114 – Nº 805

Amigos, eu vi – Anos 1960 – Parte 114 – Nº 805

Durante a década de 1960, eu tinha menos de 30 anos e testemunhei, ouvi falar, li e participei de muitos acontecimentos em minha querida Mogi Mirim:

– Numa iniciativa do saudoso ex-vereador Manoel Lorenzetti de Mattos, surgiu a primeira cooperativa habitacional particular de Mogi Mirim, o Jardim Longato, que incluiu dezenas de casas populares em pavimentos, as quais se constituíram em grande sucesso na época, nos anos de 1967. Posteriormente, a CECAP também iniciou a construção de casas populares em Mogi Mirim.

– A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro definiu o novo traçado de suas linhas entre os bairros do Mirante e Vila Dias. O antigo projeto cortava a Vila São José, prejudicando a cidade. No entanto, a Companhia Mogiana atendeu à sugestão do Diretor de Planejamento da Prefeitura, Carlos Nelson Bueno, e mudou o novo traçado.

– Depois de 114 anos com Mogi Guaçu pertencendo à Comarca Judiciária de Mogi Mirim, os guaçuanos tiveram o desligamento judiciário de nossa cidade, com a criação de sua própria comarca Judiciária em 1966. O fato foi muito comemorado na vizinha cidade.

– Em agosto de 1963, nasceu um grande clube esportivo em Mogi Mirim – O Recanto Mogiano, por iniciativa particular de Antônio Bonel Guerreiro, o Toninho Guerreiro. Ele usou uma área de sua propriedade no bairro do Mirante com extensão de 40 mil metros quadrados. Toninho construiu um grande lago artificial, uma piscina, um escritório, um campo de futebol, duas quadras esportivas, duas pistas de bocha, uma área de estacionamento, uma ilha com restaurante, aterramentos, um galpão para pequenos barcos, uma gruta e outras benfeitorias. Esse empreendimento anos depois se transformou no atual Clube Mogiano, que cresceu bastante e hoje é considerado um dos melhores clubes de campo paulistas.

– Mogi Mirim, no início dos anos 60, não possuía um Pronto Socorro no setor hospitalar. A Santa Casa enfrentava muitas dificuldades no atendimento, não tendo sequer um médico interno, com um ambulatório precário e consultas limitadas à população. Quando uma criança de 3 anos morreu na porta do hospital devido à falta de atendimento médico, houve uma grande revolta na população.

– A Cia Telefônica Brasileira instalou em Mogi Mirim a primeira estação automática. Esse fato melhorou o deficiente serviço telefônico local que existia na época, dependendo muito de funcionárias telefonistas para efetuar ligações.

PRECEITOS BÍBLICOS
“Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam, porque Ele o tornou firme sobre os mares e sobre as águas e mantém inabalável”. (Salmo 33).

TÚNEL DO TEMPO
No período de 1956 e 1957, foram fundados no Estado de São Paulo quatro times de futebol – E.C. Porto Ferreira, de Porto Ferreira, em 03/04/56; o Votuporanga E.C., da cidade de Votuporanga, em 23/12/56; o E.C. Neves Paulista, da cidade com o mesmo nome, em 30/11/57 e o F.C. Pirajú, de Pirajú em 30/06/57.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments