sábado, julho 13, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAs 4 saúdes do idoso moderno

As 4 saúdes do idoso moderno

Nos dias atuais vemos um movimento acelerado em busca de mais saúde, principalmente entre os idosos, os chamados “idosos modernos”. É comum vermos idosos jovens e uma mudança positiva de comportamento, até mesmo devido às inovações tecnológicas.

Pesquisas revelam que há cerca de 10 anos os idosos se preocupavam mais com os outros, como família, amigos, etc. Hoje, voltam-se mais para eles mesmo. A prioridade passou a ser a vida, antes era mais o trabalho.

Hoje buscam um estilo de vida mais jovem, alguns voltam a estudar, tatuam seus corpos, escutam rock, praticam esportes de quase todas as modalidades e alguns até namoram.

Eles estão mais interessados na qualidade de vida, do que títulos, posições, status. Gostam de andar na moda, são elegantes, sociáveis e gostam de ser admirados pelos jovens. A pesquisa também apurou que selecionam mais as suas compras, preferindo o que precisam e não somente o que lhes agradam.

Gostam de produtos autênticos que os deixam felizes, vestem-se bem, selecionam alimentos e as viagens são o hobby do idoso moderno. Também são fãs de carros confortáveis, já dominam a internet e gostam de animais e lugares de paz. Mas o maior anseio de todo idoso é com a saúde. Há quatro tipos de saúde à nossa disposição que Deus deixou para nós como promessa.

III João 1:2
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”.

1 – Saúde física: é no corpo que o problema dos idosos aparecem mais. Especialistas afirmam que para chegar bem aos 80 anos duas coisas são fundamentais: alimentação e exercícios físicos.
2 – Saúde emocional: é o equilíbrio das funções psíquicas e o controle das emoções, adicionado ao bem-estar nos sentimentos. Para isso, o importante é ter boa aceitação pessoal, autoestima elevada, otimismo, sem, no entanto, criar expectativas irrealistas.
3 – Saúde mental: o escritor Eli Bento Correa define desta forma, “saúde mental significa ter pensamentos e sentimentos positivos sobre si mesmo”. Para se ter uma boa saúde mental é preciso evitar o estresse, álcool, drogas, além de buscar alternativas como estudar, ler, fazer o bem, divertir-se e curtir as coisas boas.
4 – Saúde espiritual: esta é a principal saúde para desfrutarmos da verdadeira felicidade.

Em resumo: manter-se bem com Deus através da oração e da leitura da sua palavra. O psicólogo Lewis Awdres escreve que pessoas que acreditam em Deus e adotam valores espirituais são mais felizes e sadias. Faço minhas as palavras do Ap João e desejo ao leitor de O POPULAR MM as quatro saúdes que, com a ajuda de Deus, tenha completo desenvolvimento físico, mental, social, emocional e espiritual.

Deus Abençoe

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments