terça-feira, julho 16, 2024
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As inúmeras campanhas de saúde do mês de setembro

Setembro começa hoje e, assim como todos os meses do ano, tem seu nome atrelado a alguma cor em campanhas de saúde. Porém, o nono mês é um dos mais “coloridos” do calendário, já que inúmeras ações são realizadas. Temos, inclusive, duas versões para o “Setembro Verde”, além de atividades batizadas com as cores vermelha, amarela e roxa.

A mais conhecida é a “Setembro Amarelo”, que trata da prevenção ao suicídio. Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha. O dia 10 deste mês é, oficialmente, considerado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e, em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

Verde
O “Setembro Verde” traz ações relacionadas à inclusão social de pessoas com deficiência. O objetivo principal dessa campanha é reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Por isso, é um mês em que devemos reforçar a nossa luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos nossos direitos básicos ainda são ignorados.

Mas não é só isso. Há ainda o “Setembro Verde” em alusão ao terceiro tipo de câncer mais frequente em homens (após próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (após o câncer de mama), o câncer colorretal. É um tumor que acomete o intestino grosso (subdividido em cólon e reto). A campanha “Setembro Verde” foi promovida pela primeira vez em 2015, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), visando informar a população sobre forma de prevenção contra a doença.

Vermelho
Setembro também foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, porque no dia 29 deste mês é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma iniciativa criada no ano 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. O “Setembro Vermelho” visa informar a população sobre os meios de combate às doenças cardíacas, sugerindo uma melhor qualidade de vida, como boa alimentação, a prática de atividades físicas e que se evite o consumo de itens como tabaco e álcool.

Dourado
O “Setembro Dourado” é uma iniciativa nacional de conscientização, em especial de pais, educadores e profissionais da saúde, sobre o câncer infantojuvenil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento: cerca de 80% das crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico precoce podem ser curadas e a maioria terá qualidade de vida após o tratamento adequado (INCA).

Azul

Já o “Setembro Azul” é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. A escolha deste mês tem muito significado, já que se comemora o Dia Mundial da Língua de Sinais, 10, Dia Nacional dos Surdos, 26, e Dia Internacional do Surdo, 30. No Brasil, definiu-se, por lei em 2008, o dia 26 de Setembro como Dia Nacional do Surdo. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no país, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.

Roxo
E tem mais. O “Setembro Roxo” é a campanha de conscientização sobre a fibrose cística, também conhecida como a “doença do beijo salgado”, uma vez que os portadores dela apresentam suor mais salgado que o comum. Para isso, foi criado o “Setembro Roxo” para alertar a população sobre sintomas e tratamento.
A fibrose cística é uma doença que não tem cura, é hereditária e crônica, que causa acúmulo de secreção nos pulmões, pâncreas e no sistema digestivo. Entre os principais sintomas estão a tosse, a diarreia com gordura, a falta de ar, a perda de peso e pneumonia.

O dia 5 de setembro foi definido como “Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da fibrose cística” e tem o objetivo de conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística e divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde e aos medicamentos indicados para o tratamento.

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