O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nos últimos dias a lista de convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerão de 17 a 26 de novembro. Entre os 277 nomes já confirmados, lá está o de um mogimiriano. Luiz Filipe Guarnieri Manara está garantido entre os brasileiros que brigarão por medalhas no Chile. No caso de Filipe, a luta será pelo tricampeonato na classe 8.
É que o atleta da cidade já foi campeão da categoria nas edições de 2015 (em Toronto, no Canadá) e 2019 (em Lima, no Peru). A briga pelo terceiro ouro na principal competição paralímpica das Américas também vale a passagem para uma eventual terceira Paralimpíada que, em 2024, acontecerá em Paris, na França.
Manara é um dos 26 nomes que disputarão o tênis de mesa em Santiago. O paratleta que também é técnico do Projeto Raquetinha, da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) de Mogi Mirim, tem como clube a Associação Desportiva e Cultural Arte da Luta, pela qual é federado.
Ao todo, na terça-feria, 26 de setembro, foram convocados 169 atletas com deficiência, sendo 31 de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, 5 de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa.
Na terça-feira, 3, os nomes de 108 atletas, 10 atletas-guia, três calheiros e dois goleiros do atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos e tênis em cadeira de rodas foram divulgados. As seleções de natação e tiro esportivo serão convocadas na terça-feira, 10, quando toda a delegação brasileira estará completa. Essa será a maior delegação paralímpica brasileira da história em Jogos Parapan-Americanos. Em 2019, o Brasil chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
CRÉDITO DA FOTO: Alexandre Urch/MPIX/CPB