sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosChico Netto: Mogi, Fluminense e Seleção – 2ª parte

Chico Netto: Mogi, Fluminense e Seleção – 2ª parte

As notícias do requintado futebol de Chico Netto acabaram chegando à capital paulista. Foi convidado a integrar o elenco do Sport Club Americano, na posição de zagueiro. Nessa equipe iniciou sua incrível história de sucessos, conquistando o título de Campeão Paulista pela LPF (Liga Paulista de Futebol), no ano de 1913, após derrotar o Germânia por 3 a 0.

Para se aquilatar a importância desse título, basta informar que o badalado Corinthians foi apenas o quarto colocado nesse campeonato e com apenas a metade dos pontos conquistados pelo Americano de Chico Netto.

2ª vez
No ano seguinte, em 1914, o craque mogimiriano trocou de equipe. Aconteceu que o padre Katon, do Ginásio São Bento, resolveu formar um time composto por seus ex-alunos. Chico Netto foi um dos primeiros a ser chamado para a posição de zagueiro titular.

Nascia na ocasião a Associação Atlética São Bento e já em seu primeiro ano de fundação conquistou o Campeonato Paulista promovido pela APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), vencendo na finalíssima o Paulistano, por 2 a 1. Em apenas dois anos e jogando por equipes diferentes, Chico Netto conquistou um bicampeonato paulista. Depois da vitória, ao retornar a Mogi Mirim, foi aclamado por centenas de conterrâneos.

No Fluminense
A fama do zagueiro mogimiriano espalhou-se e chegou ao Rio de Janeiro. Em 1914, Chico Netto foi contratado pelo Fluminense. Após uma série de grandes partidas no Tricolor Carioca, acabou sendo tricampeão, com os títulos de 1917, 1918 e 1919.

Transformou-se em um dos maiores ídolos de todos os tempos no Fluminense, ganhando a admiração de ilustres torcedores como Olavo Bilac e Coelho Neto, dos quais tornou-se grande amigo. A equipe tricampeã do Fluminense era a seguinte: Marcos; Vidal e Chico Neto; Laís, Osvaldo e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi.

Chico Netto – Mogi, Fluminense e Seleção – 1ª parte – N.° 690

Preceitos Bíblicos
“Procurem o Senhor, vocês todos, os humildes do país, que põem em prática os seus preceitos! Esforcem-se em praticar a justiça, esforcem-se por viver a humildade! Talvez assim fiquem ao abrigo no dia da cólera do Senhor”. (Profeta Sofonias 2,3).

Túnel do TEMPO
2 de maio de 1924 – O Banco Comercial do Estado de São Paulo foi a primeira agência bancária a instalar-se em Mogi Mirim. Com a inauguração do prédio situado à Rua 15 de Novembro, nº 38, totalizou 29 agências e todas no Estado de São Paulo. Seu expediente vigorava das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 9h às 13h. Para depósitos á prazo, pagava juros de 4% a 6% ao ano e nas contas correntes comuns e de movimento diário, pagava juros de 3% ao ano.

Em 1907, o fotógrafo Mario Scardigno fixou esta imagem no antigo campo do Mogi Mirim Esporte Clube (onde hoje está a Santa Casa). Aparece a arquibancada de madeira, lotada com o público e, à esquerda, um soldado do destacamento policial e que fazia a segurança na época. Há 114 anos!

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu

– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments