quarta-feira, junho 12, 2024
INICIALCidadeChuvas, responsabilidades do poder público e nossas

Chuvas, responsabilidades do poder público e nossas

O clima é um tema a ser levado a sério há anos. Porém, o negacionismo ambiental, potencializado pela ganância do homem por dinheiro, faz com quem cheguemos a 2023 com este assunto sendo ainda mais urgente. Uma urgência sobre cuidar do meio ambiente para que tenhamos melhores condições de vida e até mesmo para que as futuras gerações sobrevivam, pois o caos climático é uma realidade que já nos ataca e apavora.

Quem não reclamou, nos últimos dias, do forte calor que dominou nossa cidade? Não pareceu ser um fenômeno local, aliás. O país todo estava sofrendo com as altas temperaturas, com a sensação térmica superando os 50º e, como não era de surpreender, após dias de intenso calor, chuvas fortes. Temporais que causam danos por onde a força da natureza corre.

Em Mogi Mirim existe ainda a certeza de que estamos totalmente despreparados para os desafios das fortes chuvas. As inundações em pontos como a Avenida Santo Antônio e a Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos são recorrentes há anos e, passa governo, entra governo, não aparecem soluções.

Os temporais não trazem só a força da água, mas também do vento. No domingo, 19, o caos foi tão grande que uma parte do muro da Brinquedoteca Municipal caiu e causou enorme prejuízo a um veículo. Claro que poderia ser pior e, por mais doloroso que seja um dano material, pode existir alívio. O fato é que está aí um sinal.

O governo municipal precisa amplificar sua política de prevenção contra desastres naturais e dar mais segurança à população. Ações que, por óbvio, são obrigação, mas que também gerariam o resultado que adversários não conseguiram. Adversários que, claro, não perderiam a chance de expor tais problemas e que, torçamos, além de fiscalizar, que possam se unir às forças estabelecidas, tanto no Legislativo quanto no Executivo, para trazer soluções.

Aliás, precisamos de mais do que o governo. As questões climáticas não dizem respeito só às falhas do nossos governantes, mas também sobre nós. Quando jogamos lixo na rua, quando cortamos árvores deliberadamente, quando contribuímos para o aquecimento do planeta de tantas e tantas formas. A evolução em cada gesto simples, de todos nós, traria melhorias para o hoje e esperança para o futuro. Que possamos enfrentar os percalços inevitáveis do presente, mas cientes de que podemos agir por um amanhã melhor para todos!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments