sexta-feira, setembro 13, 2024
INICIALOpiniãoArtigosCreatina e ganho de força

Creatina e ganho de força

A creatina é um dos suplementos mais conhecidos e utilizados, mas também é um dos mais controversos em relação ao seu uso. É um suplemento bastante eficaz para aumento de força e consequentemente de massa muscular e tem sido bastante usado por praticantes de diversos esportes.

É importante ressaltar que a creatina não é um hormônio esteróide, ou seja, “bomba” como muita gente prefere se referir. A creatina é um aminoácido e é encontrado naturalmente no corpo humano, que cria a creatina a partir de aminoácidos disponíveis. Além disso, a ingestão de alimentos como carnes e peixes também fornecem creatina.

Muitas pessoas dizem não usar a creatina por medo de ficarem “inchadas”, no entanto, esse inchaço na verdade é a retenção hídrica dos músculos. O que pode ocorrer é a sensação de músculos inflados, mas não necessariamente um corpo retido ou obeso. Por outro lado, para quem adota uma dieta para perda de gordura, o uso da creatina não influencia nessa queima. O que determina se a pessoa vai perder mais ou menos gordura durante o uso da creatina é a dieta para esta finalidade e os treinos específicos.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é necessário realizar ciclos de creatina. Um ciclo seria utilizar um período e retirar por outro período. Mas como o suplemento permanece no corpo por algum tempo e não atua em receptores, ele não gerará tolerância, como faria um suplemento à base de cafeína, por exemplo. Sendo assim, se torna desnecessário descontinuar o uso da creatina por um período.

Sobre o uso em si do suplemento, não há um horário específico em que ele deva ser usado. Ele pode ser ingerido a qualquer horário, não necessariamente antes ou depois do treino, pois a creatina funciona através do acúmulo total nos músculos. Para que isso ocorra é necessário que todos os dias se tome o suplemento.

Mas, ainda assim, existem estudos que demonstram que é possível se extrair o melhor do suplemento tomando pós-treino e em conjunto com uma fonte de carboidrato, mas nada tão superior quanto aos outros horários.

Apesar de toda desconfiança das pessoas em relação à creatina, muitos estudos garantem que seu uso é seguro e quando utilizada por pessoas saudáveis é possível ter um aumento de força efetivo que gerará hipertrofia, além do que, poderá diminuir a fadiga e ainda combater doenças neurológicas.

Ela pode ser usada por atletas de várias modalidades e não só pelos que buscam um corpo musculoso. Se você busca melhor performance nos treinos, pode se beneficiar da creatina sem medo. Procure sempre um médico ou nutricionista antes de usar qualquer tipo de suplementação.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments