sábado, setembro 14, 2024
INICIALOpiniãoArtigosDia Mundial de Combate ao Estresse

Dia Mundial de Combate ao Estresse

No último sábado, 23 de setembro, foi o Dia Mundial de Combate ao Estresse. A ação visa discutir seus efeitos, manifestações, formas de enfrentamento e prevenção. O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras.

Dito de outra forma, para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, incluindo a adrenalina e o cortisol. Isso deixa a pessoa em um “estado de alerta” e em condições de reagir. Logo em seguida, esses hormônios se espalham pelas células corporais, podendo provocar aceleração da respiração, dos batimentos cardíacos e outros sintomas denominados “reação de luta ou fuga”, explicam pesquisas do Ministério da Saúde.

Entre as manifestações do estresse estão a insônia, dificuldade para relaxar, tensão física, tristeza, choro fácil, desinteresse por atividades de lazer e trabalho, dores de cabeça e no corpo, palpitações e sensação de sufocamento.

Há consenso entre os profissionais de saúde de que tanto a prevenção quanto o tratamento incluem uma dieta balanceada e a prática de atividade física. Sobre este último ponto, destacamos que participar de um programa regular de exercícios físicos minimiza os níveis de estresse, beneficiando estados depressivos, uma vez que liberam endorfinas (hormônio conhecido comumente como “hormônio da felicidade”), melhorando o ânimo, o bem-estar, o humor, a motivação e a autoestima. Além disso, auxiliam na qualidade do sono, na melhoria da memória e concentração, e no aumento da disposição física e mental.

Apesar da correria do dia a dia, procure ouvir seu corpo para perceber quando o estresse está afetando sua saúde e, muitas vezes, seus relacionamentos. Encontre maneiras de relaxar, reserve um tempo para si mesmo, converse com amigos, escolha uma modalidade esportiva que lhe dê prazer em praticar, busque participar de programas de auxílio ao próximo, planeje seu tempo e estabeleça limites. O alerta que fazemos é que não lide com o estresse de maneiras que prejudiquem sua saúde, como o consumo excessivo de álcool, o uso de drogas e cigarros. São as escolhas do dia a dia que podem nos manter saudáveis.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments