segunda-feira, setembro 16, 2024
INICIALOpiniãoArtigosDiabetes: exercício faz a diferença

Diabetes: exercício faz a diferença

O exercício físico é um fundamental componente para o tratamento da diabetes. Efetivamente, os exercícios que devem ser praticados pelos diabéticos, para esse fim, são os exercícios aeróbicos, como a prática de caminhada, corrida, ciclismo, natação, etc; e os exercícios resistidos, como a musculação, exercícios com a utilização de pesos livres, bandas elásticas ou com o peso do próprio corpo.

A prática regular de exercícios pelos portadores de diabetes, verdadeiramente, melhora o controle glicêmico, reduz os fatores de risco cardiovascular e controla a obesidade, que é um agente de agravamento doença. Para quem é portador de diabetes tipo 1, o exercício físico possui um efeito até mesmo para a expectativa de vida, e além disso, como prevenção da diabetes tipo 2, em pessoas com maior predisposição.

Seguindo as atuais recomendações da prática regular de exercícios físicos para pessoas com diabetes, segundo a Associação Americana de Diabetes (ADA), publicada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, crianças com diabetes tipo 1, 2 ou pré-diabéticas devem participar de aproximadamente 60 minutos de atividade aeróbica e fortalecimento muscular por pelo menos três vezes por semana.

Os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos, divididos ao menos três vezes por semana. De acordo com a organização, na ausência de contraindicações, também devem realizar exercícios resistidos entre duas e três vezes por semana, em dias alternados.

As indicações seguem baseando-se em reduzir o tempo de sedentarismo, com intervalos na atividade sentada (interrompida pelo menos a cada 30 minutos), e também na realização do treinamento da flexibilidade e equilíbrio de duas a três vezes por semana, para os diabéticos acima de 60 anos.

Sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis e a prevenção são fundamentais para evitar o agravamento da diabetes e os exercícios físicos, além de contribuírem para a melhoria da qualidade de vida, podem ser considerados remédios para o controle dessa síndrome metabólica. Cuide de sua saúde: movimente-se diariamente!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments