Na segunda-feira, 21, teve mais um desdobramento de um caso que é protagonista na Câmara Municipal de Mogi Mirim nos últimos dias. Após uma representação contra o vereador Tiago Costa (MDB) ter sido protocolada na segunda-feira, 7, com pedido de investigações sobre uma eventual falta de decoro parlamentar e o mesmo edil, na segunda-feira, 14, apresentar denúncias contra vereadores da atual Legislatura e atuais membros do Executivo, foi a vez de Dirceu Paulino (Solidariedade) e Sônia Módena (PSD) se manifestarem.
Dirceu é o presidente do atual biênio (2023/2024) e Sônia ocupou tal cargo entre 2021 e 2022. Eles convocaram a imprensa para rebater as afirmações feitas pelo colega na semana passada. Durante quase uma hora de conversa com jornalistas, em um encontro que também contou com a presença de membros do grupo do Facebook “Dedo Duro Para o Bem de Mogi”, eles apresentaram argumentos a tentativa de contradizer Tiago Costa, além de exibirem conversas em grupo de WhatsApp para garantir que nenhuma ação irregular aconteceu, em contraponto com o que Tiago trouxe no dia 14, inclusive, também através de áudios em grupos de WhatsApp.
O atual presidente da Casa abriu a conversa afirmando que, tanto ele, quanto Sônia, não nutrem nada contra Tiago. “Eu e a Sônia somos totalmente diferente dele. Ele perseguiu a Sônia por dois anos, colocando em xeque uma reforma que era totalmente necessária. Estamos aqui apenas para nos defender e levar informação para as pessoas, porque o vereador Tiago Costa age assim, na falta de conhecimento das pessoas sobre determinado assunto”.
Dirceu disse que o colega lançou os citados áudios de uma maneira “completamente triste, porque as pessoas que não têm conhecimento compram a ideia. Vou rebater tudo isso com provas, com informações abertas a qualquer um, que estão na internet e aqui na Câmara e achamos que as pessoas têm que saber a verdade”. O parlamentar disse ainda que os áudios foram lançados por Tiago fora de contexto. “Ele quis dar a entender que eu, a Sônia, a Maria Helena, com 20 anos sem nenhuma mácula na vida pública, fizemos algo de errado. O meu pai me ligou perguntando o que é isso dos áudios. E eu falei para mim mesmo que precisava dar uma resposta”.
Entre os inúmeros temas desenrolados por Dirceu e Sônia na coletiva, um dos principais foi quanto à fala de Tiago Costa sobre irregularidades na discussão para as eleições na Câmara, sobretudo, da própria Sônia, em 2021.
“O vereador Tiago Costa tenta colocar esse ar de irregularidade nesta articulação política. Quando eu fui eleito presidente agora, todos que não votaram em mim, votaram em si mesmo, o que é isso? Coincidência? É articulação. Quem se opôs ao meu nome se reuniu e decidiram por cada um votar em si. E tudo bem, é extremamente normal”, frisou, completando sobre outro assunto. “Quando ele (Tiago Costa) fala que queremos dominar o mundo pelas comissões, eu digo que, nas eleições das comissões para este biênio, eu saí perguntando para todos quem queria fazer parte, sem votação. Tem mais prova do que isso?”, indagou.
Sônia também se defendeu. Frisou que foi eleita a partir suas conversas com seus pares e relembrou que, durante o seu mandato, foi frequentemente atacada por Tiago Costa. “Não tenho problema nenhum em estar aqui nesta live, estou totalmente em paz. Olha, mesmo trabalhando na polícia à noite, eu não faltei um dia na Câmara. Na minha gestão, resolvemos inúmeras situações para deixar tudo dentro da legalidade. Aquilo que vejo que é certo, eu brigo. Aquilo que não é certo, não é certo. Pronto. Todas as votações desta casa sempre foram independentes, nunca fui intimidada por ninguém e sempre agi corretamente”, exclamou.
Dirceu saiu em defesa da antecessora na presidência. “A Sônia é policial, sempre agiu dentro da lei, sempre primou por isso. É que, quando você se coloca contra o Tiago, ele faz de tudo para manchar a sua imagem”, disse Dirceu. O presidente do Legislativo ainda deu a sua opinião sobre os motivos que teriam levado o colega a apresentar tais denúncias na última semana. “Isso é cortina de fumaça para encobrir uma série de erros que ele vem cometendo há um bom tempo e que culminou nesta representação contra ele. Ele está falando em cassação, mas pode ser absolvição, só uma advertência, etc. O grande problema do Tiago é que ele sempre está distorcendo a realidade das coisas”.
SUGESTÕES DE LINKS
A COLETIVA E AS DENÚNCIAS DE TIAGO COSTA
A REPORTAGEM DE O POPULAR MM EM 18 DE AGOSTO SOBRE O ASSUNTO