A Secretaria de Segurança Pública de Mogi Mirim lançou na sexta-feira, 31 de março, o Programa SOS Cidadão, conhecido popularmente como Botão do Pânico, para a Secretaria de Educação.
Lançada em Mogi em março de 2022, a ferramenta digital corresponde a um aplicativo de celular que aciona, de forma rápida e silenciosa, a Guarda Civil Municipal (GCM) que, ao receber o pedido de socorro, se desloca imediatamente uma viatura até a localização do solicitante.
Já utilizado por mulheres vítimas de violência e que possuem medida protetiva contra seus agressores, comerciantes e moradores da Zona Rural, o Botão do Pânico estará disponível para as diretoras, vice-diretoras e coordenadoras de escolas municipais que a partir desta semana, já poderão pedir atendimento da GCM em qualquer situação de violência ou ameaça no ambiente escolar.
A disponibilização da tecnologia para as profissionais da Educação atende a um pedido da vereadora Sônia Módena. Além disso, chega em um momento em que novos casos de violência dentro das escolas brasileiros reforçam a necessidade de se haver dispositivos que acionam as forças de Segurança de maneira rápida.
A cerimônia de lançamento foi realizada no Salão Vermelho da Estação Educação e registrou a presença de diretoras, vice-diretoras e coordenadoras, da Secretaria de Educação, bem como de autoridades do Executivo e do Legislativo.