sexta-feira, outubro 4, 2024
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“O Sumiço da Yara” abordou meio ambiente e folclore com crianças de Mogi Mirim

O projeto “O Sumiço de Yara” realizou, nos dias 14 e 15 de agosto, quatro apresentações gratuitas em escolas públicas de Mogi Mirim e Mogi Guaçu (SP), que uniram famosos personagens do folclore nacional e a importância de preservar o meio ambiente. O espetáculo aconteceu na EMEB “Prefeito Adib Chaib” e na EMEF “Cleonice Ap. da Cruz Kilburn Thiele”.

Na peça, os amigos Saci e Curupira são admiradores da sereia Yara, que encanta a floresta amazônica com sua bela voz. Certo dia, eles notam que Yara não está mais cantando e ficam preocupados. Enquanto a procuravam, recebem a visita do espírito da floresta, a índia Apoena, que na linguagem indígena significa “aquela que enxerga longe”. Apoena informa que a floresta corre muito perigo, pois um espírito destruidor está chegando para acabar com a natureza com fogo e poluição, e os animais, sem o verde da floresta e água, podem ser extintos.

A partir dessa informação, o Saci e o Curupira iniciam uma missão para resgatar a Yara e combater o espírito destruidor que pode ter causado o sumiço da sereia e ainda quer acabar com a floresta amazônica. Em Mogi Mirim, a peça contemplou 330 crianças e, Mogi Guaçu, a peça contemplou 290 crianças.

Promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “O Sumiço da Yara” tem a produção da Walkmar Produções, apoio da Vida Flat e SSP Produções e com patrocínio da Tenneco e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

A circulação do projeto “O Sumiço da Yara” é patrocinada pela Tenneco, empresa que apoia ações como esta desde 1999 que se preocupa com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. “Apoiar o espetáculo “O Sumiço da Yara” é um exemplo do que podemos fazer para ajudar na conscientização e transformação da população ondes nossas fábricas estão instaladas”, diz Edmir Sassiloto, diretor da fábrica de Mogi Mirim.

Sobre A Tenneco: A Tenneco é um dos principais desenvolvedores, fabricantes e fornecedores de produtos automotivos para linhas originais e clientes do mercado de reposição. Por meio de nossos grupos de negócios DRiV, Performance Solutions, Clean Air e Powertrain, a Tenneco está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada, industriais, automobilismo e mercado de reposição.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Tenneco. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Contato para pautas:
Vira Comunicação – contato@viracomunicacao.com.br – (19) 3367-1233
Letícia Herenyi – leticia.herenyi@viracomunicacao.com.br – (11) 97562-3036
Sophia Castro – sophia.castro@viracomunicacao.com.br – (19) 99186-4616

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