terça-feira, setembro 17, 2024
INICIALOpiniãoArtigosFazer exercícios quando estamos cansados. Vale a pena?

Fazer exercícios quando estamos cansados. Vale a pena?

Rotina agitada, calor intenso, estresse no trabalho, imprevistos… E você, como sempre, ao final do dia, prepara-se para realizar a sua rotina de exercícios físicos com o objetivo de cuidar da sua saúde. Será que devemos fazer exercícios físicos quando estamos cansados?

Praticar exercícios deve ser um hábito em nossas vidas visto que, os efeitos como a melhora da qualidade do sono, da disposição e da capacidade das estruturas corporais, somente aparecem quando as atividades são regulares.

Claro que não são todos os dias que estamos dispostos a passar 40 ou 60 minutos que seja se movimentando, entretanto, apesar da indisposição, especialistas recomendam a prática, mesmo quando se está cansado.

Em um estudo recente, a doutora Phyllis Zee, médica diretora do Centro de Medicina Circadiana e do Sono da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, aconselha praticar exercícios físicos mesmo quando passar uma noite maldormida, ou seja, menos de sete horas de descanso. Isso porque os exercícios e a qualidade do sono estão ligados e são dependentes, ressalta a pesquisadora.

A orientação é não quebrar a periodicidade, mesmo quando se está cansado ou desanimado, mas claro, é fundamental usar o bom senso. Quando estiver extremante cansado, não faça exercícios intensos, opte por intensidades mais baixas, como uma caminhada ou alongamentos. Entretanto, tente manter a rotina da prática no horário do dia em que normalmente disponibiliza para isso.

Já salientamos aqui o quão importante é respeitar os limites corporais. Se o cansaço está extremo é valido deixar os exercícios para o dia seguinte e aproveitar aquele momento para realmente descansar, até mesmo porque o tempo de reação cerebral fica mais lento nesses momentos, e pode dar condições para lesões ou algum acidente desportivo.

Porém, não é permitido utilizar o cansaço frequentemente como “desculpa” para não praticar o exercício. A regularidade é indispensável para cuidar de sua saúde geral. Movimente-se por você!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments