sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALVariedadesFlacidez de pele: por quê ela ocorre e como cuidar?

Flacidez de pele: por quê ela ocorre e como cuidar?

MARCEL ALEX SOARES DOS SANTOS
@drmarceldermatologista

A pele flácida é um sintoma do envelhecimento cutâneo e pode ocorrer em qualquer parte do corpo. As fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e tônus, vão se degradando, deixando a superfície da pele mais fina e com rugas. A quantidade de ácido hialurônico, ativo que preenche os espaços entre as células, também vai diminuindo, o que deixa a pele com um aspecto de desidratada, opaca e sem viço.

Não é somente a idade que pode ser responsabilizada pela flacidez. Inúmeros motivos podem contribuir para deixar a pele flácida. Alguns exemplos são: exposição solar, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, dieta desequilibrada e rica em açúcar, poluição, estresse físico e emocional e gestação.

Algumas regiões do corpo apresentam uma tendência maior à flacidez, como áreas fotoexpostas à radiação ultravioleta. Entre elas, o rosto e o pescoço são as mais suscetíveis. Regiões como abdome e a face interna de braços e pernas podem apresentar uma maior quebra de fibras elásticas pelo emagrecimento intenso e pela oscilação de peso durante a vida. Áreas do rosto com pele mais fina, como pálpebras superiores e inferiores, podem ficar flácidas mais precocemente.

É possível diminuir a chance da pele apresentar flacidez precoce adotando alguns hábitos durante a vida: Manter uma alimentação equilibrada, ingerindo menor índice de açúcar, alimentos proteicos e bebendo a quantidade adequada de água. Fazer uso de fotoprotetor diário auxilia também na prevenção do envelhecimento precoce e, com isso, de uma flacidez precoce. Evitar o tabagismo e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas também colaboram para manter uma maior firmeza da pele.

Aliado a tudo isso, também recomendo a realização de procedimentos estéticos que estimulam a formação do tecido de sustentação da pele, como lasers, ultrassom microfocado e aplicação de bioestimuladores de colágeno. Também não se deve esquecer de praticar uma rotina de skincare adequada utilizando ativos que auxiliam na reparação cutânea. Para mais orientações, agende uma consulta com o seu dermatologista.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments