A Rijk Zwaan é mais um empreendimento se instalando em Mogi Mirim. Empresa familiar holandesa e que atua com melhoramento genético e produção de sementes de hortaliças, ela tem sede em De Lier, na província de South Holland, na Holanda, Rijk Zwaan é a quarta maior do mundo no setor.
Mogi Mirim vai abrigar a sede de pesquisa no Brasil e a construção da unidade ocorrerá em terreno próprio. de 40 hectares, no quilômetro 0,5 da Estrada Municipal – Rodovia do Limão, MMR 176. A previsão é de que as atividades no local tenham início em março de 2024, ano em que a empresa completará 100 anos de fundação.
Presente em cerca de 100 países, entre distribuidores e subsidiárias, ela está no Brasil desde janeiro de 2011, com sede administrativa em Holambra (SP), além de dois campos experimentais: um na mesma cidade e outro em Mossoró (RN). Por aqui, a empresa contará com 65 funcionários e movimentará uma ampla gama de serviços e equipamentos do agronegócio, na região, sendo mais uma importante conquista para o crescimento econômico de Mogi Mirim.
Na manhã de quinta-feira, 27 de julho, o prefeito Paulo Silva (PDT), o secretário de Governo, Massao Hito, e o gerente de Governo, Júlio Blander, visitaram as obras. Com mais de 3.900 colaboradores em 30 subsidiárias espalhadas pelo globo, a Rijk Zwaan vende mais de 1.500 variedades de 25 culturas diferentes em centenas de países.