terça-feira, setembro 17, 2024
INICIALOpiniãoArtigosÍtalos: mogimirianos de Padova (Pádua) – Parte 2 – Nº 776

Ítalos: mogimirianos de Padova (Pádua) – Parte 2 – Nº 776

Dando continuidade à coluna da semana passada, dia 17 de março, quando expliquei que muitos dos imigrantes italianos de Mogi Mirim vieram do Vêneto, norte da Itália e uma região de grandes contrastes naturais, como as montanhas Dolomitas, o lago Garda, os Alpes Cárnicos e os Montes Eugâneos e que cidade de Pádua (Padova) situa-se na parte Sul do Vêneto.
Selecionei 26 nomes de italianos de Pádua e que vieram para Mogi Mirim e seguem mais alguns deles.

CATHARINA LONGATTO
Com 12 anos de idade, acompanhou seus pais Ludovico Longatto e Domingas Brusco Longatto no embarque pelo vapor “Napoli” em 28 de outubro de 1888, rumo ao Brasil, vindo a residir no Bairro da Saúde. Casou-se com Augusto Tirapelle.

PLÁCIDO TRIVELLATTO
Nascido em Pádua em 1884, veio com seus pais, Gaetano Trivellatto e Amábile Gazzabin pelo vapor “Vulcano”, em 1896 e quando tinha 12 anos. Casou-se com Costanza Piffer Trivellatto.

REGINA LEONELLO
Natural de Pádua e onde nasceu, em 10 de agosto de 1866. Tinha 20 anos quando veio com seus pais para Mogi Mirim, desembarcando em Santos pelo vapor “Italian” em 10 de agosto de 1886. Regina era filha de Ferdinando Leonello e Josephina Leonello. Casou-se com João Saccini e foram residir em Martim Francisco.

CATHARINO MARANGONI
Tendo apenas 13 anos de idade, desembarcou em Santos pelo vapor “Frances” em 28 de abril de 1888 e junto a seus pais João Marangoni e Angela Marangoni. Casou-se em Mogi Mirim com Elisa Guardia Marangoni. Catharino Marangoni tem seu nome perpetuado em praça no Tucura.

REGINA FÁVERO
Filha de Constante Fávero e Petronilha Escuissatta Fávero, nasceu em Pádua no dia 25 de outubro de 1878 e com 10 anos veio para o Brasil pelo vapor “Cantão”, desembarcando em Santos em 1º de dezembro de 1888. Casou-se com Luiz Facciolli.

GIUSEPPE MAGRINI
Residia no Bairro Santa Cruz de Belém e nasceu em Pádua em 04 de janeiro de 1864, vindo para Mogi Mirim com seus pais Angelo Magrini e Thereza Magrini, tendo aportado em Santos com o navio “Cafaro”, em 15 de dezembro de 1893. Casou-se com Thereza Herculanni Magrini.

ANTONIETA PETRONILHA ESPERANÇA
Nasceu em 1868, filha de Matheus e Maria Santina Petronilha, com os quais desembarcou em Santos em 1893. Casou-se com Arcádio Esperança, indo residir no distrito de Artur Nogueira.

LUIGI (LUIZ) ZORZETTO
Filho de Jácomo Zorzetto e Marina Tomazelli Zorzetto, nasceu em Pádua, nos anos de 1879 e com 11 anos veio com os pais para o Brasil, pelo vapor “Matheus Brusso”, em 1890. Casou-se com Maria Mazzotto, residindo na Rua José Bonifácio, em Mogi Mirim.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
(últimos exemplares)
A escravidão e o abolicionismo Regional
(esgotado)
Memórias Mogimirianas – Volume 1
(últimos exemplares)
Memórias Mogimirianas – Volume 2
(últimos exemplares)
Memórias Mogimirianas – Volume 3
Memórias Mogimirianas – Volume 4
(futuro lançamento)

Pontos de venda

– Banca da Praça Rui Barbosa – Mogi Mirim
– Papelaria Gazotto – Centro – Mogi Mirim
– Papelaria Carimbo Expresso – Mogi Mirim
– Papelaria Abecedarium – Centro – Mogi Guaçu
– Livraria e Papelaria Papiro – Mogi Mirim

PRECEITOS BÍBLICOS
Jesus disse “Eu sou a luz do mundo. Aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida!”. (João 8, 12)

TÚNEL DO TEMPO
Outubro de 1959 – No dia 1º de outubro foi inaugurado o novo edifício da Prefeitura e Câmara Municipal, no mesmo local das antigas instalações. O prefeito Adib Chaib descerrou a fita de inauguração.

A famosa Fontana de Trevi, a Fonte dos Desejos, um dos pontos de Roma mais visitados pelos turistas, que jogam moedas em suas águas e fazem um pedido para ser atendido, conforme uma lenda local.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments