terça-feira, julho 16, 2024
INICIALOpiniãoArtigosÍtalos: mogimirianos de Padova (Pádua) – Parte 3 – Nº 777

Ítalos: mogimirianos de Padova (Pádua) – Parte 3 – Nº 777

ROSA CHIARO GAZZOTTO
Natural de Pádua, onde nasceu em 1851, filha de Antonio Chiaro e Santina Ceregatti Chiaro, imigrou em 1888 junto com seus pais e desembarcando em Santos, em 20 de julho de 1888 pelo navio “Bertagne”.

JOÃO CONTI JR.
Filho de João Conti e Maria Zanotta Conti, nasceu em 1872 em Pádua e com os pais desembarcou em Santos no ano de 1902, casando-se depois com Maria Greia Conti, indo residir na Fazenda Sesmaria.

ZAIRA BARQUETTO POLIN
Paduense nascida em 10 de março de 1883, filha de Angelo Barquetto e Natalina Rossetto, desembarcou com 6 anos de idade acompanhada dos pais, pelo navio “Frances”, em 1889. Casou-se com Antonio Polin e residiu na Fazenda Palmeiras.

SANTO COPPO
Nasceu em Pádua em 27 de maio de 1860, filho de Daniel Coppo e Thereza Pinanzzi Coppo, com os quais desembarcou em 1884 no porto de Santos pelo navio “Cittá di Gênova”. Saudoso da Itália, retornou em 1897 e regressou a Mogi Miirm em 1900. Casou-se com Marieta Martinelli e foram residir na Praça Rui Barbosa, nº 5. Era pai do empresário Antonio Coppo.

OS IRMÃOS BERTOLAZZO
Filhos de André Bertolazzo e Domingas Zanini Bertolazzo, os irmãos Santo e Angelo Bertolazzo vieram para o Brasil em datas diferentes:
Santo nasceu em Pádua em 1º de novembro de 1873 e desembarcou em 12 de outubro de 1886 pelo vapor francês “Italy”. Casou-se com Zizelda Tocacelli e residiam na Rua Paissandu, nº 8. Angelo nasceu em 1875 e veio com o navio “France” em 1893 com destino a Mogi Mirim, onde casou-se com Regina Feraciolli, indo residir na Rua Marciliano, nº 18, estabelecendo-se com comércio.

MARIA BERTOLAZZO
Depois dos primos Santo e Angelo, Maria Bertolazzo veio para o Brasil em 1889, viajando pelo vapor “Rosário”, indo residir na Rua Marciliano, nº 36. Era filha de Fortunato Bertolazzo e Domenica Bertolazzo, tendo nascido em Pádua, em 07 de setembro de 1886. Veio com seus pais e com apenas 3 aninhos.

O CASAL SENAVIO
Luiz Senavio e Elisa Troli Senavio deixaram seu lar em Pádua e partiram juntos para o Brasil em 1884, vindo para Mogi Mirim e fixando residência em Martim Francisco.

PRECEITOS BÍBLICOS

“Irmãos, esquecendo o que fica pra trás, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus”. (S. Paulo aos Filipenses 3, 13-14)

TÚNEL DO TEMPO

Em 17 de maio de 1877, os vereadores da Câmara Municipal de Mogi Mirim resolvem apresentar seus respeitos à Sua Alteza, o Príncipe Conde D’Eu, que pela segunda vez estava visitando Mogi Mirim.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
(últimos exemplares)
A escravidão e o abolicionismo Regional
(esgotado)
Memórias Mogimirianas – Volume 1
(últimos exemplares)
Memórias Mogimirianas – Volume 2
(últimos exemplares)
Memórias Mogimirianas – Volume 3
Memórias Mogimirianas – Volume 4
(futuro lançamento)

Pontos de venda

– Banca da Praça Rui Barbosa – Mogi Mirim
– Papelaria Gazotto – Centro – Mogi Mirim
– Papelaria Carimbo Expresso – Mogi Mirim
– Papelaria Abecedarium – Centro – Mogi Guaçu
– Livraria e Papelaria Papiro – Mogi Mirim

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments