“O que devo fazer para definir os rumos e o foco da minha empresa, fazendo com que ela prospere?”. Uma premissa básica para todo negócio é que, para se ter lucro, é preciso uma venda com uma boa rentabilidade e isso significa custo baixo. Dessa forma, o financeiro terá condições de investir na operação e ainda manter reservas e caixa para futuras retiradas.
Para se chegar a esse resultado, as vendas precisam ter uma boa eficiência, o que representa conseguir atender mais pessoas em menos tempo e com uma boa taxa de fechamento de negócio. Pude aprender com o José Antonio Scomparin, presidente do Sincomércio de Mogi Mirim, que o que mais motiva o comerciante é não perder vendas, ou seja, se o cliente entrou na empresa, seja uma loja física ou on-line, ele está em busca de comprar algo.
O que o empresário (a) não pode fazer de maneira alguma, é realizar uma venda sem lucro, pois apenas o faturamento não resolve o problema de caixa da empresa, o que soluciona isso é aquele recurso que sobra no caixa no final do mês, após pagar as contas, os fornecedores, os funcionários e os impostos.
Outra ponta importante é se manter atento aos indicadores dos negócios. Sempre que possível, faça um levantamento com os dados obtidos através dos seus produtos e análise: os tipos de produtos vendidos com mais e menos frequência, os tamanhos vendidos, as cores, a idade de seus consumidores, as vendas perdidas e os seus motivos. Esses levantamentos irão ajudá-lo a organizar melhor suas vendas e ganhos.
Com os números e os dados, é possível mapear as falhas e os acertos do empresário (a), para definir quais os produtos e os serviços devem ser colocados à venda, pois as empresas precisam vender o que os clientes desejam comprar, não o que elas querem vender. Essa é uma verdade difícil de aceitar, mas é necessário que ela seja entendida.
Ainda me lembro de um depoimento em um curso do Sebrae que participei anos atrás, em que o lojista de uma cidade pequena gostou tanto de uma camisa que comprou 50 delas e, realmente, eram lindas e ele vendeu todas.
O problema foi que, no final de semana, houve uma festa e a maioria dos compradores desse comerciante participou. Dá para imaginar o que aconteceu, não é mesmo? Isso fez com que a credibilidade da empresa fosse queimada, alguns clientes até aceitaram, mas muitos ficaram chateados por encontrar tantas pessoas vestindo camisas iguais na festa.
Coloque-se no lugar dos seus consumidores, para que sua credibilidade aumente a cada dia e que suas vendas gerem lucros.
Boa semana e bons negócios!