Esta é uma data que considero realizadora e importante em minhas participações literárias. Estou atingindo, com este artigo, mil inserções nos jornais da minha querida Mogi Mirim. Corresponde a um período intercalado, de 1968 a 2023. São 55 anos de colaborações nos principais jornais editados na cidade.
Iniciei em A Comarca, depois no O Impacto e atualmente no O Popular, com pequenas participações nos jornaizinhos A Voz Infantil, O 3 de Dezembro, O Amortecedor e O Rouxinol, em meados do século passado.
No jornal A Comarca foram 32 artigos e com os títulos “Mogi Mirim de ontem e de hoje” e “Rádio Cultura é Notícia”; depois no Impacto escrevi 194 artigos com o título “Nossa terra, nossa gente”; finalmente no O Popular, com 774 artigos, perfazendo um total de mil (1000) artigos sobre Mogi Mirim e seu povo, sua história, suas realizações, suas glórias, seus percalços e sua vida de 1747 a 2023, totalizando 276 anos de informações inéditas e documentadas.
A Coluna Memorial deste periódico está completando 15 anos e nasceu no início de janeiro de 2008, está sem nenhuma interrupção e aborda aspectos históricos desta cidade nascida da bravura dos bandeirantes, uma das mais antigas, tradicionais e importantes do Estado de São Paulo.
Meus artigos sempre foram acompanhados de fotos antigas e atuais, com aspectos e imagens de seus edifícios e do povo, de efemérides municipais, sociais, políticas e religiosas, levando recordações de momentos importantes para os amigos leitores que tiveram seu presenciamento ou para os mais jovens que não vivenciaram esses fatos.
Atendendo a muitos pedidos de leitores, iniciei em 2009 a publicação de uma coletânea desses artigos e que ocasionaram a edição de três volumes da série “Memórias Mogimirianas”, sendo que, futuramente, e ainda este ano, lançarei o volume quarto dessa série e com 22 capítulos diversos, dos quais destaco três deles: comemorativos aos 200 anos da Independência do Brasil, os 100 anos da existência do rádio em nosso país e os 80 anos da
Colonização Japonesa em Mogi Mirim. Um abraço a todos meus queridos leitores e que me honram com sua atenção aos humildes e despretensiosos artigos do “Memorial”.
Túnel do TEMPO
A Revista Histórica do Município de Mogi Mirim, de autoria de Dr. João Mendes Júnior, destacou: “No dia 4 de março de 1888, o Club Popular 11 de Fevereiro, convoca um meeting a que comparecem cerca de 1000 pessoas. O povo, reunido, declara livres os municípios de Mogi Mirim e Mogi Guaçu e resolve evitar desordenes que possam provir da imigração de escravizados de outros para este município”.
Preceitos Bíblicos
“Ó Senhor, eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes. Naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor de minha alma”. (Salmo 137)
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
(últimos exemplares)
A escravidão e o abolicionismo Regional
(esgotado)
Memórias Mogimirianas – Volume 1
(últimos exemplares)
Memórias Mogimirianas – Volume 2
(últimos exemplares)
Memórias Mogimirianas – Volume 3
Memórias Mogimirianas – Volume 4
(futuro lançamento)
Pontos de venda
– Banca da Praça Rui Barbosa – Mogi Mirim
– Papelaria Gazotto – Centro – Mogi Mirim
– Papelaria Carimbo Expresso – Mogi Mirim
– Papelaria Abecedarium – Centro – Mogi Guaçu
– Livraria e Papelaria Papiro – Mogi Mirim