Pela primeira vez desde a sua criação, a Prefeitura de Mogi Mirim assinou termo de adesão à Operação Corta-Fogo, instituída pelo Decreto Estadual nº 56.571/2010 e pela Resolução SMA nº 23/2011. Com essa adesão, será possível uma convergência entre as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios. Trata-se de um compromisso voluntário da Prefeitura Municipal de se inserir no planejamento e na gestão ambiental do território sob sua jurisdição, ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Cabe ressaltar que, ao longo de 2022, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil de Mogi Mirim participaram de oficinas de capacitação de combate a incêndios. A adesão à Operação Corta-Fogo é uma das atividades do Programa Município Verde/Azul, conforme Resolução SIMA nº 117, de 23 de dezembro de 2022.
A medida ocorreu a partir da iniciativa do secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio Alves, da gerente de Agricultura, Tanyra Amaral, do secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto, e do comandante dos Bombeiros Municipais e Coordenador da Defesa Civil, Luiz Roberto Di Martini. Vale informar que a adesão dos municípios passou a ocorrer em 2014, e é renovada a cada quatro anos.
Os municípios são considerados órgãos locais do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Operação Corta-Fogo, com competência para desempenhar ações de prevenção, controle, fiscalização e combate aos incêndios em áreas com cobertura vegetal. A Operação Corta-Fogo visa a redução dos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam. Neste ciclo, os interlocutores de Mogi Mirim nesse programa são Oberdan Quaglio, Tanyra Amaral e a Gerente de Meio Ambiente, Isabela Guardia.