quinta-feira, julho 11, 2024
INICIAL☆ DestaqueMunhoz: presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Munhoz: presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

O deputado Barros Munhoz (PSDB) foi eleito no último dia 25 de abril, presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, para os trabalhos do primeiro biênio (2023-2025) da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na mesma reunião, o deputado Carlos Cezar (PL) foi escolhido como vice-presidente da comissão. Não houve indicação de outros parlamentares.

“Aceito com muita tranquilidade, com muita responsabilidade, o cargo de presidente, por ter o deputado Carlos Cezar como vice-presidente e por ter todos vocês como companheiros, aqui nesta jornada”, disse Munhoz, que está no sétimo mandato na Alesp, sendo os últimos cinco consecutivos. O parlamentar ressaltou que sua experiência ao lidar com situações difíceis irá ajudar.

Garantiu, também, que agirá com muita humildade: “Não sou eu que vou comandar a comissão. Na verdade, todos os nove membros são comandantes”, argumentou Barros Munhoz. O dirigente do colegiado ressaltou, na ocasião, a importância do grupo para o andamento dos trabalhos da Casa.

“É uma comissão importantíssima. Na legislatura passada, tivemos muitos desencontros, muitas discussões acirradas, e vencemos. Eu acho que ela (o Conselho) fez o seu papel. E, agora, nós precisamos exacerbar menos os ânimos. Nós podemos e devemos fazer um bom trabalho”, destacou.

O parlamentar prosseguiu sua fala dizendo que está muito entusiasmado com a missão. “Quero transmitir o meu entusiasmo, porque, apesar da idade, a gente tem dentro do nosso organismo uma chama que é motivada, e sempre permanece acesa, que é a chama do ideal de servir. Acima de tudo, é este o ideal que deve nos guiar”.

O Conselho
O colegiado é responsável por zelar pela observância dos preceitos do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Parlamento Paulista, buscando preservar a dignidade do Legislativo. O órgão também pode instaurar sindicância e, nos casos de infrações, solicitar a perda de mandato do deputado ou deputada ou outra penalidade.

A partir de sugestão feita pelo novo presidente, os membros do colegiado definiram que as reuniões serão quinzenais, às terças-feiras, às 10h. Os dois primeiros encontros ocorrerão nos dias 9 e 23 de maio.

Além do presidente e vice, a comissão é composta pelos deputados Emídio de Souza (PT/PC do B/PV); Altair Moraes (Republicanos); Edmir Chedid (União); Ediane Maria (PSol/Rede); Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos); Marta Costa (PSD) e Delegado Olim (PP).

CRÉDITO DA FOTO: Bruna Sampaio

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments