quinta-feira, dezembro 12, 2024
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Pane do dia 24: furto de cabos telefônicos deixou Samu fora do ar

O Consórcio Intermunicipal de Saúde “8 de Abril”, responsável pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), encaminhou à Secretaria de Saúde de Mogi Mirim um ofício onde relata o problema ocorrido na tarde do último dia 24, com o telefone 192, que acabou ficando inoperante.

Com isso, muitas pessoas, principalmente quem buscou por atendimento de urgências e emergências, acabaram sendo prejudicadas. O telefone 192 só foi reestabelecido às 21h do dia 25. Durante esse intervalo, para não agravar a situação, o Samu providenciou dois telefones móveis (99683-5681 e 99687-5426) para atendimento à população.

Paralelamente, a entidade elaborou um boletim de ocorrência na CPJ (Central de Polícia de Judiciária) de Mogi Guaçu contra a operadora de telefonia. Também solicitou ao Departamento Jurídico do Consórcio uma verificação no caso, uma vez que, no entendimento do pessoal do Samu, o incidente colocou em risco a vida de pessoas que buscaram pelo serviço.

Ainda de acordo com o Samu, a pane do 192 também prejudicou o trabalho nas portas das urgências e emergências de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prontos socorros das cidades servidas pelo Consórcio. Quando o 192 deixou de operar, o Samu, imediatamente, começou uma campanha nas redes sociais para informar o problema e divulgar os telefones de emergência.

Apesar dos esforços, houve muita reclamação de pessoas que, por ignorar que o problema não foi causado pelo Samu, culpavam a entidade pelos problemas. Já a Vivo, responsável pela operacionalidade do número 192, justificou que naquele dia, houve um furto muito grande de cabos telefônicos em Mogi Guaçu, o que resultou da falha do sistema.

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