Hoje, contarei a história do Everaldo Raimundo dos Santos, um empreendedor visionário, nascido em Londrina (PR) que encontrou no ramo dos doces uma trajetória marcada pela determinação e pelo sucesso. Desde 2001, quando se aventurou como micro distribuidor de doces, soube que sua verdadeira paixão estava nas vendas. Após uma breve experiência em uma multinacional, Everaldo retornou ao mundo dos doces, tornando-se representante comercial.
Durante essa jornada, Everaldo encontrou muitas pessoas pelo caminho e uma delas foi o seu sócio, Márcio Moretti, natural de Potirendaba (SP), e que, atualmente, o auxilia nas vendas e na distribuição, na cidade de Jundiaí. Everaldo e o sócio compartilhavam do desejo de empreender e foi dessa união que a Doce Fazenda nasceu, produzindo seus primeiros doces no quintal da casa do sócio. Ele relembra com alegria que embalava cada doce, manualmente, um a um e depois saia para vender durante três meses. O empresário também conta com a ajuda da esposa que administra o escritório e emite as notas fiscais.
No início, eles começaram em uma fábrica em Mogi Guaçu e ali ficaram por quatro anos, até que a empresa se estruturasse na cidade de Mogi Mirim. Hoje, a Doce Fazenda, atua há seis anos no mercado e atende a 38 cidades da região, fornecendo doces para diversos estabelecimentos, como bares, padarias, supermercados locais e grandes redes em todo o Brasil. Com planos de expansão, Everaldo pretende ampliar o espaço da empresa, adquirir novas máquinas e centralizar a embalagem e a matéria-prima em um único local até 2024.
Everaldo se orgulha de oferecer produtos 100% naturais, selecionando cuidadosamente os ingredientes, como o amendoim de Ribeirão Preto, garantindo que não haja agrotóxicos nos produtos e conta que, durante o processo de produção de seus primeiros doces, retirou 40% do açúcar da receita original, o que resultou em um sabor único e saudável.
A paixão do empresário pela produção de doces vem de suas memórias de infância, quando ele saboreava um doce especial em sua cidade natal, no Paraná. A receita foi trazida por ele quando se mudou para São Paulo, e a ideia de reproduzi-la em casa o levou a criar a única e saborosa paçoca, que hoje é um dos destaques da Doce Fazenda. Além disso, a empresa oferece uma grande variedade de doces tradicionais que são típicos das festas juninas e julinas.
Uma curiosidade interessante é que a empresa se destaca pela utilização de bananas do sul de Minas Gerais para a produção do doce de banana, aproveitando o sabor naturalmente doce da fruta e reduzindo a quantidade de açúcar na receita. Isso faz com que os doces sejam reconhecidos pela qualidade e pelo baixo impacto nos níveis de glicose.
O empreendedor deixa uma mensagem para aqueles que desejam seguir seus passos: “Empreender não é fácil, é preciso estar preparado para os desafios e para não ganhar dinheiro logo no começo, pois tudo é um processo. Muitos empresários se desesperam, porque acreditam que ao iniciar seus empreendimentos, já obterão grandes lucros. É preciso ter perseverança e foco na qualidade. Para mim, o reconhecimento dos clientes é um dos maiores tesouros que um empreendedor pode ter”.
A Doce Fazenda é o resultado de muita dedicação, reconhecida por sua excelência e por proporcionar momentos de prazer aos consumidores. Everaldo, parabéns pela sua trajetória inspiradora e agradeço-lhe pela oportunidade de compartilhar uma parte da sua história com outras pessoas.
Boa semana e fiquem com Deus!