Um levantamento realizado entre 10 e 14 de março de 2023, em todos os estados brasileiros, com a entrevista de 2.021 pessoas com mais de 16 anos, concluiu que 52% dos brasileiros não praticam atividade física. A pesquisa Saúde e Trabalho foi realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sese), que ainda divulgou que, entre os brasileiros que praticam atividade física, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais. Segundo o estudo, além da frequência à pratica de atividades físicas, fez-se a associação entre esta e o adoecimento. Identificou-se que 72% das pessoas que praticam exercícios de forma regular não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Sobretudo, entre os entrevistados que nunca se exercitam, 42% sofreram problema de saúde em 2022.
Para você não fazer parte dessa triste e perigosa estatística, o Ministério da Saúde elaborou um Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A cartilha lista como a prática da atividade física pode ser realizada nos quatro domínios da vida: no seu tempo livre, quando você se desloca, nas atividades do trabalho ou estudos, e nas tarefas domésticas. No seu tempo livre: as alternativas são atividades baseadas em preferências e oportunidades, como caminhar, correr, empinar pipa, dançar, nadar, pedalar, participar de jogos e brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, queimada, entre outras. Quando você se desloca: são sugeridas formas de deslocamentos ativos para ir de um lugar ao outro, como por exemplo caminhando, pedalando, patinando, entre outras. Nas atividades do trabalho ou estudos: são recomendadas atividades educacionais para desempenhar as funções laborais ou de estudo, como plantar, capinar, colher, lavar, brincar no recreio ou no intervalo das aulas, entre outras. E, nas tarefas domésticas: são aconselhadas atividades físicas como cuidar das plantas, cortar grama, fazer compras, varrer, esfregar ou lavar, entre outras.
Mesmo que esteja na fase que não consiga realizar o exercício físico (atividades planejadas com o objetivo de manter ou melhorar as capacidades físicas, que são exclusivamente prescritas por profissionais de Educação Física), pratique atividade física. Faça escolhas para movimentar o corpo. Fuja a todo custo do sedentarismo.