Em dias com baixas temperaturas, os sinônimos são preguiça, vontade de ficar mais tempo em casa e comer mais. O efeito de frio costuma ser o aumento do apetite, pois nosso corpo necessita de mais calorias para se manter aquecido e, além disso, os alimentos que buscamos ingerir nesta época possuem mais gorduras.
Sobretudo, temos uma ótima notícia: o exercício físico no inverno gasta mais calorias! As mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo nessa época aceleram o metabolismo e o gasto calórico, ajudando a queima de gordura. O gasto calórico durante a prática do exercício em ambientes frios pode ser mais alto devido à maior atividade muscular, afinal, o corpo demora mais para atingir o aquecimento ideal no inverno do que no verão. Diante disso, é normal que a percepção de esforço possa aumentar a sensação de cansaço durante o exercício.
Devemos salientar que, em dias mais frios é importante tomar alguns cuidados, como preparar o corpo para o exercício físico, pois, com as baixas temperaturas, os músculos e articulações podem ficar mais enrijecidos, aumentando o risco de lesões. Por isso, a realização de aquecimento e alongamento antes de iniciar a parte específica do programa de exercício são essenciais.
Para não desestimular, se possui o hábito de realizar a prática do exercício físico ao ar livre, busque outras alternativas em lugares fechados nesses dias com temperaturas mais baixas. Agasalhe-se com roupas leves e hidrate seu corpo. Apesar da transpiração ser menor nos dias frios, perde-se muito líquido, portanto, beba água antes, durante e após o exercício físico.
O fundamental é sempre optar pela prática e não em afastar-se dela, especialmente no inverno, período em que são comuns as doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriados. Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Cuide de sua saúde: movimente-se diariamente!