A Câmara Municipal deve votar nos próximos dias o Projeto de Lei Complementar nº 8 de 2023, de autoria do Executivo Municipal. A matéria prevê a criação, alteração, extinção e colocação em vacância de empregos junto ao quadro efetivo de servidores públicos da Prefeitura. O destaque é a geração de 10 cargos de intérprete de libras e de 50 monitor de Pessoa com Deficiência (PcD). A proposta tramita pelas comissões internas do Legislativo para depois ser levada para apreciação em plenário.
O intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) terá, dentre as várias funções previstas, a responsabilidade de interpretar as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares, bem como atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades das instituições de ensino e repartições públicas.
Já o monitor de Pessoa com Deficiência acompanhará os alunos com necessidades especiais e estimulará a socialização do aluno com a comunidade escolar. Os monitores serão responsáveis pela locomoção, higiene, alimentação e prestação de auxílio individualizado ou coletivo aos estudantes que não realizam essas atividades com independência.