terça-feira, julho 16, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteProjeto gratuito de Ginástica Rítmica começa a inscrever a partir de 17...

Projeto gratuito de Ginástica Rítmica começa a inscrever a partir de 17 de abril

O projeto social Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos está chegando a Mogi Mirim e vai oferecer aulas gratuitas da modalidade olímpica a meninos e meninas com idades entre 6 e 17 anos. As inscrições serão feitas entre 17 de abril e 17 de maio na Sejel (Secretaria de Esporte Juventude e Lazer) da Prefeitura de Mogi Mirim. As aulas começam dia 22 de maio.

Os detalhes finais da parceria foram discutidos na terça-feira, 21, na Secretaria de Esporte.

Vão poder participar das atividades que serão incluídas no Projeto Esporte Futuro – Construindo Cidadãos, da Secretaria de Esporte, crianças e adolescentes que estejam matriculadas em unidades escolares no município.

São, ao todo, 160 vagas em dois polos: 80 no Ginásio Maria Paula Bueno, na Vila Dias, e outras 80 no Ginásio Wilson Fernandes de Barros, o Tucurão, no bairro do Tucura.

Com duração de um ano, o projeto vai oferecer aulas com professores especializados nos períodos da manhã e da tarde. As aulas terão uma hora de duração três vezes por semana. Todos os alunos receberão uniformes completos para a prática do esporte: collant, shorts e agasalho.

O objetivo do projeto é estimular a prática esportiva da modalidade de forma saudável e divertida, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.

A Associação Fábrica de Esporte e Cultura, responsável pelo projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadão, mantém também 160 alunos em atividade em Amparo (SP), desde junho de 2022 em dois locais, o Floresta Atlético Clube e a creche São Cristóvão.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis das crianças entre 17 de abril e 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, na Secretaria de Esporte (Rodovia Deputado Nagib Chaib, nº 460 – Morro Vermelho).

É preciso levar documentos do responsável legal do aluno (CPF e RG) e o documento de identidade (RG) do aluno matriculado, preencher a ficha de inscrição e assinar um termo de autorização para o início das atividades. Informações pelo telefone da secretaria: (19) 3814-2145.

As aulas
Durante as aulas, as crianças vão aprender a manusear os cinco aparelhos que compõem a modalidade: fita, corda, arco, bola e maça (ou baliza).

“Primordialmente é necessário pensar numa iniciação voltada para a formação dos ginastas a longo prazo, tendo um planejamento adequado que permita não sobrecarregar crianças com cobrança da técnica exigida nos estágios preparatórios. Isso só é permitido quando há um planejamento do desenvolvimento dos ginastas. No projeto, iniciaremos explorando o repertório corporal e dando ênfase no ensino e aprendizagem dos giros, saltos, deslocamentos, flexibilidade e vivenciando de forma lúdica todos os aparelhos que compõem a modalidade”, disse Joseane Oliveira de Azevedo, coordenadora técnica do projeto.

Além disso, segundo os professores do programa, é possível identificar futuros talentos e orientar essas crianças para chegar ao nível de alto rendimento. Uma das alunas do projeto em Amparo foi aprovada, em janeiro deste ano, em seletiva para integrar a equipe oficial do município.

O projeto é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura e do Ministério do Esporte, com patrocínio do Atacadão, apoio da Interfood e apoio institucional da Prefeitura de Mogi Mirim por meio da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments