segunda-feira, julho 8, 2024
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Quais os benefícios de uma dieta baseada em vegetais?

Por Valter Casarin

Você quer perder peso, mas está tendo um pouco de dificuldade em se orientar entre todos os tipos de dietas existentes? Isso é normal: elas são muito numerosas e todas têm características diferentes. Aqui, vamos apresentar a dieta à base de vegetais. Mas o que essa dieta realmente significa?

Alguns questionamentos sempre aparecem, como: quais são as regras? É o mesmo que ser vegetariano ou vegano? Se você está adotando essa tendência, precisa desistir para sempre de seu hambúrguer com batata frita ou mesmo de um apetitoso churrasco?

A resposta é não. A dieta à base de vegetais significa simplesmente que você escolheu comer proporcionalmente mais alimentos integrais que são principalmente à base de vegetais. Isso inclui frutas, legumes e grãos integrais.

Uma dieta baseada em vegetais não significa que você não pode comer ovos, laticínios, peixe ou carne. Significa apenas que você come menos. Eles se tornam acompanhamentos e não são a parte principal de todas as refeições.

Algumas pessoas escolhem uma dieta vegana que exclui todos os produtos de origem animal, mas a dieta baseada em vegetais não é tão rigorosa.

Grandes exemplos de dietas à base de vegetais incluem as populares dietas mediterrânea e da zona azul (dieta baseada em alimentos não processados ou muito pouco processados). Existem alguns benefícios significativos para a saúde em uma dieta baseada em vegetais. Vamos dar uma olhada em alguns que podem ter o maior impacto em seu corpo.

Como as dietas à base de vegetais geralmente são ricas em grãos integrais, feijões, nozes e legumes, estudos mostram que elas fornecem todas as proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos de que o corpo precisa. A importância dada às frutas e verduras faz com que seu consumo seja naturalmente rico em fibras, vitaminas e nutrientes.

Para muitas pessoas, carne vermelha, aves e peixes são a principal fonte de vitaminas do complexo B em sua dieta. Se você está mudando para uma dieta baseada em vegetais, considere um suplemento de vitamina B.

As dietas à base de vegetais também podem fazer uma diferença visível na sua cintura. Estudos têm mostrado que as pessoas que colocam vegetais e alimentos integrais no centro de sua dieta têm um índice de massa corporal (IMC) mais baixo em comparação com aqueles cujas refeições são principalmente à base de carne.

A dieta mediterrânea está associada a um risco reduzido de doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer, incluindo mama, cólon e próstata, além também de uma redução nos sintomas de depressão. Dietas vegetarianas e veganas tendem a obter os mesmos resultados, incluindo a capacidade de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Elas também têm sido associadas ao aumento da longevidade.

A dieta de vegetais valoriza a qualidade nutricional dos alimentos, o que permite alcançar plenamente o objetivo de controlar o fornecimento de nutrientes aos seus adeptos. Esse objetivo só pode ser alcançado se o solo, onde os vegetais são produzidos, conter os nutrientes em quantidade suficiente. Em razão dos solos tropicais apresentarem teores deficientes de nutrientes, os fertilizantes irão contribuir para suplementar e equilibrar os nutrientes necessários.

A comida pode ser um verdadeiro prazer para os nossos sentidos, assim como uma fonte de vitalidade e bem-estar para o nosso corpo. Portanto, longe do ditado “é preciso comer para viver e não viver para comer”, opte por se alimentar com prazer!

Valter Casarin é coordenador geral e científico da NPV – Nutrientes para a Vida

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