terça-feira, julho 16, 2024
INICIALOpiniãoArtigosQueda de cabelo e a alimentação

Queda de cabelo e a alimentação

É muito comum ver o desespero das pessoas diante de quadros de queda capilar. Logo procuram por tratamentos que vão de shampoos, tônicos, procedimentos, aparelhos, entre outros, e ok, tudo isso pode ajudar. Mas você já pensou que o problema pode estar na má alimentação?

Os alimentos fornecem os nutrientes necessários para a preservação dos cabelos, impedindo uma queda fora do normal. A queda pode estar associada às disfunções gastrointestinais, ocasionando má absorção de nutrientes, distúrbios metabólicos e até problemas ligados ao sistema nervoso.

E, se este não for o caso, a alimentação é uma das ferramentas mais importantes para o combate da queda. Ainda que associada a alguma doença, a alimentação faz parte do tratamento.

Primeiramente, o que pode resultar em queda? O consumo exagerado de comida ultraprocessada, que são alimentos ricos em açúcares, podem estimular a produção de sebo, que facilitam a proliferação de microorganismos que irritam o couro cabeludo, causando inflamações e desprendimento dos fios.

A ingestão irregular de vitaminas como A, B e C, pode causar um baixo crescimento dos fios e provocar ainda o ressecamento. Já a falta de zinco influencia na queda, uma vez que prejudica o metabolismo, que controla a formação dos folículos pilosos. A falta de ferro e selênio também pode resultar numa queda progressiva. Sendo assim, de que forma você pode evitar a queda do cabelo com a alimentação?

Consumindo peixes, que são ricos em ômega 3, selênio e vitamina B. Ovos, que são fontes de proteínas e biotina, nutrientes essenciais para a produção da queratina. E, além disso, ovos também são fontes de selênio e zinco. Vegetais de folhas verdes escuras como couve, espinafre e rúcula, que são ricos em ferro, ácido fólico, biotina, além de vitaminas A e C.

Arroz com feijão, que é a perfeita combinação para promover a saúde dos cabelos, pois possuem aminoácidos que dão origem às proteínas, formando colágeno e queratina, componentes importantes no fortalecimento e proteção dos fios. O vinagre de maçã também é um aliado.

Além do seu consumo, pode ser utilizado diretamente no couro cabeludo, pois possui um pH ácido, ajudando a balancear a acidez do couro, promovendo equilíbrio da microbiota capilar e controle de bactérias e fungos que podem causar problemas.

É importante salientar que outros fatores podem influenciar na queda capilar. O estresse, o uso de medicamentos e algumas alterações hormonais podem ter essa relação e devem sempre ser avaliados por um médico especialista. No mais, a alimentação saudável contribui não só para a saúde capilar, mas do corpo em geral. Vale a pena comer bem.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments