segunda-feira, outubro 14, 2024
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Registrar a marca e dormir mais tranquilo

Muitas vezes me perguntam: “Devo ou não registrar minha marca”? Fico até repetitivo, mas minha resposta sempre é: “SIM, deve registrar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”.

Vou colocar alguns pontos para defender essa resposta. Antes mesmo de abrir sua empresa, faça uma pesquisa sobre o nome que deseja usar. Estando liberado, peça seu registro junto ao INPI. Isso vale para empresa, tanto de produto como de serviço. Se a pesquisa apontar que já existe registro, mude o nome, imediatamente.

E sabe por que é essencial que o procedimento para registro da marca seja iniciado o quanto antes? O processo todo pode levar até três anos para ser concluído!

Assim que termina o processo, a empresa terá o direito de uso exclusivo da marca em território nacional. O que permite trabalhar sossegado e sem concorrência no seu nome dentro do seu segmento.

Vale ressaltar que o uso exclusivo é para serviços ou produtos de mesma natureza. Ou seja, caso você registre “Doces”, não há proteção para uma eventual marca “Tubulações”, pois as áreas de atuação são diversas e não há qualquer colisão. A possibilidade do uso exclusivo traz segurança para o empreendedor e é um ponto essencial para evitar preocupações futuras com o seu negócio.

Ao registrar a marca, o empreendedor evita a dor de cabeça enorme que é precisar alterar a sua marca após já ter se estabelecido no mercado. O trabalho para alavancar uma marca não é fácil, são dias, meses e anos para conquistar o consumidor e se transformar em sinônimo de qualidade e confiança.

Um bom exemplo disso é a empresa conhecida como Sodiê Doces. Seu primeiro nome era Sensações Doces, ela precisou mudar o nome devido à existência de um registro Sensação Doces no INPI.

A loja Desfile de Mogi Mirim, anteriormente, chamava-se Passarela, e o Buffet Santa Cruz da cidade de Formiga (MG) teve que alterar o nome depois que o Buffet Santa Cruz de Mogi Mirim, do Marcos Guarnieri, impetrou ação demostrando sua exclusividade, exatamente, por tê-la registrado no INPI.

Poderia citar diversas empresas como exemplo, apenas para mostrar a importância do registro da sua marca. E hoje, o consumidor se relaciona cada vez mais com as marcas, de forma muito próxima, através de WhatsApp, Google, redes sociais e afins. Não há mais grandes distâncias entre o consumidor e a marca. Registrando a marca, nenhum empreendedor precisa, depois de tanto esforço, alterar, da noite para o dia, e repetir todo o trabalho que teve para alavancar a sua marca.

Além disso, a perda de tempo e de dinheiro são fatores que devem ser poupados, principalmente, no estágio inicial de um empreendimento. Essa dor de cabeça pode ser evitada, através do registro da marca.

E já que mencionei dinheiro, uma marca registrada é muito mais valorizada, demonstra força e segurança para possíveis interessados em investir no seu negócio. Se tiver dúvidas, envie um e-mail para nelson@theodorojr.com.br que respondo.

Pense nisso e boa semana!

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