Anualmente a história se repete: do mês de janeiro até a passagem do carnaval, os centros esportivos, academias, clubes e praças ficam repletos de praticantes de alguma modalidade esportiva ou algum programa de atividade física. Contudo, a partir desta festividade folclórica e tradicional em nosso país, esses locais passam a ser menos frequentados no restante do ano.
Isso frequentemente ocorre porque essas pessoas estão somente focadas no aspecto estético e no chamado “curto prazo”, ou seja, essa sazonalidade possui o único propósito: “quero estar esbelto para ir à praia nas férias e/ou no feriado de carnaval”.
Sobretudo, o que deve se ter consciência é que o exercício físico precisa ser regular. E aqui estamos nos referindo à sua prática que vai muito mais além de somente questões estéticas, estão relacionadas à manutenção da saúde geral do praticante.
A regularidade na prática do exercício físico, dentre outros benefícios, auxilia na melhoria da aptidão cardiorrespiratória, previne doenças como hipertensão, diabetes, alterações no colesterol e triglicérides, osteoporose, e outras doenças. Isso sem citar a contribuição nos aspectos psicológicos.
Então, não faça parte daquele grupo que pratica exercícios dois meses no ano, somente para um objetivo estético e momentâneo. Crie uma continuidade em seu programa e tenha disciplina.
Para manter-se motivado, trace metas, elas são um estímulo para manter-se motivado. Estabeleça ainda um horário específico, fazendo com que isso faça parte de sua rotina e tenha paciência e persistência, pois os resultados aparecerão de forma progressiva. Encontre o que você gosta de praticar, já que, tendo prazer na escolha da atividade, você terá mais ânimo para ser consistente. Respeite os limites de sua condição corporal em cada fase e reconheça suas conquistas.
Faça isso exclusivamente por sua saúde e qualidade de vida! Movimente-se sempre!