Hoje, relato a trajetória da Maria Cleude Ribeiro dos Santos, uma empresária maranhense cuja história é um verdadeiro tempero da vida real. A empresária nasceu em 1974, na cidade de Lago da Pedra, e mesmo sem uma formação acadêmica, trilhou um caminho marcado pela paixão pela culinária e determinação.
Já na cidade de Mogi Mirim, sua trajetória começou nos bastidores das cozinhas. Ela passou por restaurantes de grandes empresas como a Eaton e a Allevard Molas do Brasil, acumulando anos de experiência em cada uma delas. No entanto, seu desejo era criar algo próprio e dar asas ao seu sonho de ter um restaurante. Foi assim que, em 1º de outubro de 2008, o Sabor Mogi abriu as suas portas como bar e lanchonete.
Anos de dedicação ao estabelecimento fortaleceram sua base, mas a pandemia de 2020 trouxe desafios inesperados. Com a resiliência que a define, Maria Cleude encontrou uma nova maneira de se reinventar, transformando seu negócio para atender às novas demandas. O Sabor Mogi passou a se concentrar em entregas de marmitex durante o almoço, abrindo o caminho para a sua verdadeira paixão: o serviço de restaurante.
Desafios, segundo ela, sempre foram parte integrante da sua jornada empreendedora. Para Maria Cleude, a chave está em entrar no mercado com um diferencial e lutar para se destacar e ser reconhecida. E sua família, com seu inabalável apoio, foi a bússola que a orientou durante os momentos difíceis.
Com seus 16 anos de experiência nesse mercado, Maria Cleude compartilha algumas dicas preciosas para quem está começando. “Seja educado (a), persistente e determinado (a). No mundo do comércio, você enfrentará altos e baixos, mas persista”, ela aconselha. Ressalto que o Sabor Mogi é um dos poucos restaurantes que possuem o registro de marca no INPI, um passo muito importante para o sucesso de todos os tipos de negócio.
Assim, encerro a história de hoje e agradeço a Maria Cleude Ribeiro dos Santos pela oportunidade de partilhar um pouco sobre sua jornada de vida e seu empreendimento. Maria Cleude, seu Sabor Mogi não é apenas um restaurante, é uma história de perseverança e de superação que inspira a todos, com o prazer de saborear suas criações.
E se você ficou curioso para experimentar os sabores criados por essa talentosa empresária, visite o Sabor Mogi, Na Rua São Miguel, nº 107, na Vila Bianchi, em Mogi Mirim. O atendimento é realizado de segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 9h às 15h; quinta-feira e sábado, das 9h às 16h e aos domingos, das 8h às 14h.
Boa semana e fiquem com Deus!