terça-feira, julho 16, 2024
INICIAL☆ DestaqueSanta Cruz: uma semana de devoção e celebração

Santa Cruz: uma semana de devoção e celebração

A comunidade da Paróquia da Santa Cruz, localizada na Zona Oeste de Mogi Mirim, está se preparando para receber uma semana repleta de devoção e celebração durante a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que ocorrerá de 9 a 16 de setembro de 2023. Este evento religioso de grande importância no calendário da região trará à tona o profundo significado da cruz na vida dos santos e dos fiéis.

A festa terá início no sábado, 9, com uma homenagem à vida de São João da Cruz. Às 18h, a comunidade se reunirá para a bênção das imagens de devoção, incluindo aquelas pertencentes aos casais, pais e mães, proporcionando um momento de reflexão e conexão espiritual.

No domingo, 10, a festa continuará com um tributo a São Francisco Xavier. Às 7h30, será realizada a bênção dos remédios e dos idosos, seguida, às 19h, pela bênção das chaves e documentos dos carros e dos jovens, destacando a importância da fé e proteção divina em todas as fases da vida.

Na segunda-feira, 11, a comunidade se voltará para a figura de Santa Teresinha, e às 19h, ocorrerá a bênção da água e das gestantes, ressaltando a relevância da maternidade e da espiritualidade.

A terça-feira, 12, será dedicada a Santa Rita, com a bênção dos terços, das crianças e adolescentes, às 19h, reforçando a importância da devoção entre as gerações mais jovens. A quarta-feira, 13, trará uma reflexão sobre a pregação do Evangelho por São Paulo. Às 19h, a bênção será das chaves da casa e dos viúvos, ressaltando a proteção divina nas residências e a superação das perdas.

Na quinta-feira, 14, a programação atingirá seu auge com uma missa solene às 19h, seguida pela bênção das velas e uma procissão luminosa, simbolizando a Cruz como a árvore da Salvação.

A sexta-feira, 15, encerrará a programação religiosa com uma celebração da conexão entre a Cruz e a Virgem Maria. Às 19h, haverá a bênção da carteira e objetos de trabalho e dos trabalhadores, lembrando a importância da fé nas atividades cotidianas.

Além da programação religiosa, a festa incluirá momentos sociais para a comunidade. No sábado, 16 de setembro, a partir das 18h, todos estão convidados para uma missa seguida de uma animada quermesse, proporcionando momentos de alegria e confraternização.

Já no domingo, 17, a comunidade se reunirá novamente a partir das 7h30 para uma missa especial, e às 11h30, haverá um almoço festivo que promete unir ainda mais as pessoas em torno dos valores da fé e da amizade.

A festa comemora a cruz como meio e símbolo de salvação, santidade e vitória sobre o pecado e a morte. Escolheu-se o dia 14 de setembro para a celebração pois foi neste dia em 335 que se colocou a Santa Cruz em exposição na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

Foi Santa Helena da Constantinopla que descobriu a Cruz de Cristo, chamada de Vera Cruz, em 326. No calendário encontram-se outras festas dedicadas à Santa Cruz, como o Dia da Invenção da Santa Cruz em maio e o Dia da Crucificação de Cristo (a Sexta-feira Santa).

PASTORAIS E MOVIMENTOS CONVIDADOS PARA CADA DIA:

Segunda-feira, 11 de setembro
Liga de São José, Equipe de Canto, Grupo de Oração Jave Yeré, Pastoral do Batismo, Terços dos Homens, Pastoral da Liturgia, Comunidade de São Sebastião (Sobradinho), Comunidade da Sagrada Família (Bocaina de Cima), Comunidade de Nossa Senhora do Rosário (Vatinga), Comunidade de Nossa Senhora do Monte Serrat (Pederneiras) e Comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Pederneiras).

Terça-feira, 12 de setembro
Catequese Infantil, Catequese do Crisma, Catequese dos Adultos, Pastoral da Criança, Grupo da Divina Misericórdia, CAEP, Comunidade de Nossa Senhora do Rosário (Casa de Pedra), Comunidade de São João Batista (São João da Glória), Comunidade de Santo Antônio (Bocaina de Baixo) e Comunidade de Santo Antônio (Piteiras).

Quarta-feira, 13 de setembro
ECC, Pastoral Familiar, Pastoral dos Noivos, Pastoral Cerimonial, Irmandade de Santo Antônio, Equipe de Eventos, Comunidade do Sagrado Coração de Jesus (Parque da Imprensa), Comunidade de Santo Antônio (Tanquinho), Comunidade de Santo Antônio (Francos), Comunidade de Santo Antônio (Ponte Alta de Cima) e Comunidade de Santo Antônio e Santa Cruz (Borges).

Quinta-feira, 14 de setembro
Todas as pastorais, movimentos e comunidades

Sexta-feira, 15 de setembro
Pastoral da Acolhida, Pastoral do Dízimo, Ministros da Eucaristia, Apostolado da Oração, Irmandade do Santíssimo, Comunidade de São Benedito (Pirapitingui),Comunidade de Nossa Senhora das Graças (Sítio da Chuva), Comunidade de São Judas Tadeu (Capim Grosso), Comunidade de Nossa Senhora da Saúde (Bairro da Saúde) e Comunidade do Senhor Bom Jesus (Gabrielzinho).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments