terça-feira, julho 16, 2024
INICIALCidadeSaúde mental materna em foco

Saúde mental materna em foco

Com o intuito de reforçar as propostas do “Maio Furta-Cor”, dedicado à saúde mental materna, com informações de qualidade, a Secretaria de Saúde de Mogi Mirim estará realizando, durante este mês, ações voltadas à sensibilização da população para a causa que envolve mulheres na fase de gestação e parturientes, assim como promover ações de conscientização sobre o tema, baseadas em evidências científicas.

A iniciativa conta com a parceria com os alunos do curso técnico em enfermagem da Etec (Escola Técnica Estadual) ‘Pedro Ferreira Alves’. Para reforçar a campanha, foi elaborada a confecção de folhetos educativos com orientações da importância da saúde mental da gestante e parturiente, sensibilizando familiares e a comunidade.

Esse material será entregue às mães e familiares, em todas as salas de espera das unidades de APS (Atenção Primária em Saúde) dos bairros e na maternidade da Santa Casa de Misericórdia. No primeiro dia do mês, durante as celebrações da Festa do Trabalhador, no Teatro de Arena ‘Desembargador Odilon da Costa Manso’, os estudantes da Etec fizeram atividades relacionadas ao “Maio Furta-Cor”.

A campanha
O “Maio Furta-Cor”é uma campanha que existe desde 2020, sempre celebrando o maio como o mês das mães. E a Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

A luta dessa iniciativa é eliminar os estigmas que acompanham os temas ligados à saúde mental, especialmente no campo materno. Ao invés disso, a campanha quer trazer para discussão, temas como depressão, ansiedade e, infelizmente, o suicídio entre mães.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) as doenças mentais tornam-se mais suscetíveis em gestantes e no primeiro ano do pós-parto.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments