A planta de Mogi Mirim da Tenneco comemorou nos últimos dias um recorde de 1048 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. A conquista foi celebrada durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que ocorreu de 12 a 16 de junho, na unidade fabril onde são produzidos amortecedores da marca Monroe.
Na ocasião, foram realizadas diversas atividades como palestras educativas, jogos, dinâmicas de grupo e workshops práticos para 100% dos colaboradores. Entre elas, se destacaram as palestras ministradas pelo apresentador, influenciador e piloto de provas Cesar Urnhani, embaixador da marca Monroe.
Realizando uma comparação entre a segurança automotiva e as rotinas dos trabalhadores em suas atividades, Urnhani apresentou aos colaboradores da Tenneco um paralelo de como ambas as situações exigem atenção e conscientização sobre a importância da segurança no dia-a-dia.
“Da mesma maneira que precisamos fazer uma verificação em nosso veículo para checar suas condições de uso, é importante ter essa mesma preocupação com os equipamentos que vamos operar”, explica Mauricio Gaisller, engenheiro responsável por saúde ocupacional e segurança do trabalho da planta de Mogi Mirim.
Houve uma menção especial aos operadores de empilhadeiras, já que suas condições de trabalho são muito semelhantes ao dirigir um carro. Outro foco das palestras de Urnhani foi em relação aos pedestres: “São o maior patrimônio da empresa”, ressalta Gaisller: “As palestras levaram os presentes a refletirem sobre a responsabilidade de cada um, de modo a garantir que todos cumpram as regras de segurança e voltem para casa de maneira íntegra”.
A marca de 1.048 dias consecutivos sem quaisquer ocorrências de acidentes com afastamentos na planta de Mogi Mirim registra um recorde que não era obtido pela planta desde 1999. Foram realizados diversos investimentos em políticas e programas de segurança, como afirma Edmir Sassiloto, gerente geral em Ride Control da Tenneco para a América do Sul. “Investimos em treinamentos educacionais regulares, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, análise de risco no ambiente de trabalho, identificação e mitigação de condições inseguras, além do engajamento dos colaboradores na segurança do trabalho. Também foram investidos recursos para a proteção de máquinas, dispositivos ergonômicos, aquisição de equipamentos mais eficientes e protegidos e programas voltados a segurança do trabalho e meio ambiente”.
A empresa tem focado esforços na prevenção de ocorrências que podem contribuir com acidentes, mapeando condições potencialmente inseguras. “Em média, nos últimos três anos, a Tenneco tem realizado um trabalho forte na identificação desses riscos, o que contribuiu para atingirmos esse recorde”, ressaltou Gaisller.
Ele comentou, ainda, que a empresa tem um programa intitulado “Pare. Chame e Aguarde”, que dá autonomia para todos os colaboradores pararem suas atividades, chamarem sua liderança e aguardarem as orientações quando identificarem um risco à sua integridade física. Essa prática vem sendo utilizada diariamente, com treinamentos e comunicados, visando sua adoção por todo o quadro de funcionários.