Quem sofre com dores articulares normalmente nem se imagina realizando algum tipo de exercício físico. Isso é percebido porque muitas pessoas acreditam que a prática da atividade física pode agravar as dores e piorar o estado de saúde.
Entretanto, o exercício físico é um grande aliado no fortalecimento ósseo e articular, e no combate a doenças como artrite reumatoide, artrose, fibromialgia e outras ocorrências que provocam essas dores. Diante disso, pessoas que apresentam dores nos ossos, músculos e articulações, não só podem, como devem movimentar-se.
Segundo uma publicação sobre o tema, do Ministério da Saúde, tanto as dores articulares, como as ósseas e musculares, podem aparecer em qualquer fase da vida, podendo ser momentânea ou persistir por um longo período. Entre as possíveis causas, estão os fatores emocionais e ambientais.
A pratica regular da atividade física ou do exercício físico ajuda a manter a densidade óssea e a reduzir as dores nas articulações. Além do mais, ajuda a controlar o peso corporal, que exerce mais pressão sobre as articulações.
Manter uma rotina ativa favorece a diminuição de dor e a rigidez, proporciona maior mobilidade, fortalece a musculatura, aumenta a flexibilidade e o equilíbrio, melhora a postura corporal, facilita a realização das atividades diárias, melhora a qualidade do sono e da disposição, melhora o condicionamento físico e a saúde em geral.
Sobretudo, a prática de maneira inadequada, como por exemplo, o uso de cargas excessivas ou execução de movimentos incorretos, pode ocasionar prejuízos. Por isso é importante a orientação de um profissional de Educação Física, para que tudo ocorra de forma a beneficiar e não prejudicar.
O que devemos ter em mente é que, de modo geral, a atividade física e/ou o exercício físico deve ser inserido, sim, no dia a dia, e que, comprovadamente, trará inúmeros benefícios. São as escolhas de todos os dias que podem nos manter saudáveis.