Lançado no final do ano passado, Em busca de um bioma ideal é o nome da primeira obra da diretora de escola na rede estadual de Mogi Mirim, mestra em Educação, psicopedagoga, licenciada em Educação Física e Pedagogia, Doralice Scafi. O livro, colorido e cheio de referências, que teve como ilustrador Moises Celegatti, pode ser adquirido na Toda Livraria e Papelaria, que fica à Rua Senador José Bonifácio, n° 210, no Centro de Mogi Mirim, e pelo site da editora, que é a Titulê (https://editoratitule.com.br/). O livro contém uma fábula que conta a história de um mico-leão dourado que passa por diversos biomas em busca de um local ideal. O caminho é cheio de aventuras e os dados contidos na obra, assim como a arte, são baseados em pesquisas feitas pela autora e pelo ilustrador.
Fotos: Eduardo Vieira e Ludmila Fontoura
O POPULAR escolheu essa história para contar hoje por conta de alguns fatores: inspiração, motivação, superação e a importância das metas. A história de Doralice mescla esses diversos itens e, em meio aos seus dias, é que surgiu a obra, um projeto que estava “engavetado” e que no último ano acabou tomando forma e se transformando no livro, derivado de um conto escrito por ela há muitos anos.
No final dos anos 2000, Doralice contou que escreveu o conto Em busca de um bioma ideal para inscrevê-lo em um concurso realizado tradicionalmente por uma empresa da região. Na época, sua obra ficou na segunda colocação e, logo após, começou a fazer parte da rotina dos alunos da escola em que ela é diretora há 16 anos. A obra pôde ser utilizada por conta de ter um tema gerador de outros assuntos e até já foi inspiração para as feiras de ciências ocorridas na unidade escolar.
O tempo passou, Em busca de um bioma ideal ficou no mundo das expectativas, outros contos foram escritos e, no final de 2016, Doralice passou por um Acidente Vascular Cerebral, um AVC, que hoje é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). O acidente de Doralice foi do tipo isquêmico e acabou por não comprometer suas atividades intelectuais. No entanto, como é de se pensar, mudou a estrutura de vida da escritora, assim como gerou novos pensamentos, como o de colocar em ação os planos que estavam engavetados. Então, no período de oito meses, o livro ficou pronto! Agora, pense, se houvesse ocorrido algo que a comprometesse para sempre, seus sonhos não teriam sequência e não haveria outros dias. Já pensou sobre isso? Estamos sujeitos.
“Várias pessoas têm projetos, planos e vão empurrando. Colocar em prática me deu muita emoção. Já tive filhos, plantei muitas árvores e veio o livro (…)”, disse Doralice, ao se referir à frase popular: “Plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro”.
Além da obra Em busca de um bioma ideal, Doralice se prepara para colocar outros contos em ação. Ela tem histórias que tratam sobre tipos de solos, minhocas, formigas, alimentação saudável, aves, vagalumes, etc.
“Eu sempre gostei das questões ambientais, já fizemos muitas passeatas sobre o uso racional dos recursos naturais, ação no dia da água, conscientização sobre a dengue, etc. E conscientizar é muito mais fácil através das histórias”, explicou.
Outro projeto de Doralice é escrever uma obra sobre o AVE e seu processo de recuperação, mas ainda deve demorar alguns meses até que o projeto se inicie. No entanto, no Youtube ela já mantém um canal com quase 70 mil visualizações em que dá dicas e conversa com pessoas que também tiveram este tipo de acidente. “Fui procurar informações na internet e não achava o que queria saber. No canal, busco relatar dentro da dificuldade, também o lado positivo. São 74 vídeos em que tento levar mensagens de superação”. O canal no Youtube se chama Doralice Scafi.
Além disso, outros movimentos serão colocados em prática, como ações virtuais para conscientizar o serviço público de saúde a oferecer medicamentos que podem reduzir drasticamente as sequelas após o acidente vascular encefálico isquêmico, chamado Altaplase, e a solicitação da implantação da telemedicina, em que há a prestação de um serviço de neurologia em locais que não possuem a especialidade.