terça-feira, julho 16, 2024
INICIALCidadeAbril Azul é o autismo em alta!

Abril Azul é o autismo em alta!

Abril é um mês de conscientização para uma causa importante: o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com o objetivo de alertar a população sobre essa questão, a campanha Abril Azul enfatiza a necessidade de ações com foco em conscientizar a sociedade sobre a inclusão das pessoas com TEA.

O transtorno afeta o desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas, e é mais comum em crianças do sexo masculino. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que uma a cada 160 crianças é afetada pelo transtorno. A ação neste mês enfatiza a importância do tratamento intensivo e individualizado, que pode levar a melhorias significativas na vida das pessoas com TEA. Além disso, busca combater o preconceito em torno da causa, enfatizando a necessidade de uma intervenção precoce.

Em Mogi
Nos últimos dias foi realizado em Mogi Mirim o evento ‘Mais Informação e Menos Preconceito’. O objetivo foi abordar as questões que envolvem autistas e discuti-las com a sociedade. A iniciativa da Prefeitura de Mogi Mirim, por meio do Cemaae (Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especializado) e com apoio das secretarias de Educação e da Saúde, ocorreu de segunda-feira, 3, a quarta-feira, 5.

O evento foi voltado, principalmente, para diretores de escola, professores, coordenadores, secretários municipais, familiares e amigos dos autistas. Apesar da inclusão do autista na rede municipal de ensino, ainda há muitas barreiras a serem superadas, inclusive o preconceito.

A programação contou com palestras, incluindo temas como nutrição especial voltada aos autistas e as crianças do Cemaae distribuíram panfletos em escolas da rede municipal de ensino, destacando a importância de não haver preconceito em relação aos alunos autistas.

O vereador Orivaldo Magalhães (PSDB), pai de uma criança autista e comprometido com a causa, solicitou a realização do evento, atendido pelas pastas municipais.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments