terça-feira, julho 16, 2024
INICIALCidadeAtividade física em excesso pode favorecer o envelhecimento precoce?

Atividade física em excesso pode favorecer o envelhecimento precoce?

MARCEL ALEX SOARES DOS SANTOS
@drmarceldermatologista

A prática de atividades físicas sempre foi muito incentivada por médicos devido a seus amplos benefícios para a saúde. Mas, essa prática deve vir acompanhada de alguns cuidados importantes para não trazer também prejuízos, como o envelhecimento precoce da pele.

Isso porque, exercícios realizados ao ar livre, por exemplo, demandam o uso de protetor solar, que deve ser aplicado minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver muito suor, isso porque os raios ultravioleta (UVA e UVB) causam danos à pele e a exposição prolongada ao sol sem proteção pode acelerar o processo de envelhecimento, provocando o surgimento de manchas e rugas na pele, além de causar flacidez.

Já em locais fechados, como academias, a movimentação repetida dos músculos da face pode acelerar o aparecimento de linhas de expressão e rugas, além de acentuar os vincos naturais. Exercícios aeróbicos como grandes corridas e maratonas aceleram a quebra de colágeno e surgimento de flacidez.

O emagrecimento acelerado também pode contribuir para uma sensação de envelhecimento e flacidez da pele, pela perda de compartimentos de gordura da face e que são importantes para a sustentação da pele e dos demais tecidos.

E, importante reforçar, no entanto, que a prática de atividade física, quando feita adequadamente e com supervisão de um profissional de educação física, nutricionista e médicos especializados, é benéfica, estimulando a defesa antioxidante do nosso organismo. O grande problema são os exercícios em grande volume e os realizados em áreas com exposição solar sem proteção.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments