sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosChico Netto: Mogi, Fluminense e Seleção – 3ª parte

Chico Netto: Mogi, Fluminense e Seleção – 3ª parte

No auge de sua carreira, o mogimiriano Chico Netto foi convocado para diversas seleções de futebol: a paulista de 1914, a carioca de 1918 e, claro, o sonho de todo atleta do futebol, a Seleção Brasileira de 1916, que disputou o 1º Campeonato Sul-Americano de Futebol, na Argentina. Foi a primeira competição oficial de nosso país. Na ocasião, Chico Netto foi titular absoluto e considerado um dos melhores jogadores do campeonato.

Em 1914, o fotógrafo Miguel Scardigno clicou esta imagem do Mogi Mirim Esporte Clube, antes de uma partida realizada no antigo campo de futebol e onde hoje está localizada a Santa Casa. Não tenho os nomes dos jogadores, infelizmente. Reparem na falta de padronização do uniforme: alguns jogadores com tiras de pano ou redinhas na cabeça, com variedades de camisas. Porém, todos usavam bermudas, com cintas e meias listradas. Assim era o time do Mogi, há 106 anos, época do sistema 2-3-5, mais conhecido por WM (dáblio eme). Ao fundo, a arquibancada totalmente lotada é com o tradicional privilegio da época para as mulheres, na frente.

A homenagem do Fluminense
Em 1968, o Fluminense resolveu homenagear seu grande ídolo, instituindo a “Taça Chico Netto”, a ser disputada com o Palmeiras, de São Paulo, em três partidas. Na sede do Tricolor Carioca, o retrato de Chico Netto está afixado em destaque na galeria de seus craques mais importantes e famosos.

Chico Netto faleceu em 1960, em Maringá, no estado do Paraná, após completar 68 anos de idade. Após descrever seus extraordinários feitos futebolísticos, uma conclusão óbvia: ele foi o rei do futebol de todos os que nasceram em Mogi Mirim. Nosso maior craque em todos os tempos!

Chico Netto – Mogi, Fluminense e Seleção – 1ª parte – N.° 690

Chico Netto – Mogi, Fluminense e Seleção – 2ª parte – N.° 691

Preceitos Bíblicos
“Diz o Senhor: Assim como a chuva e a neve descem do céu e pra lá não voltam mais, mas vem irrigar e fecundar a terra, assim a palavra que sair a minha boca não voltará para mim vazia. Antes, realizará tudo o que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”. (Isaias 55, 10-11).

Túnel do TEMPO
28 de Fevereiro de 1904 – O Mogi Mirim Esporte Clube foi à cidade de Amparo disputar partida amistosa com o Amparo Futebol Clube, viajando pelo trem da Companhia Mogiana e que partiu às 11h. O time titular estava assim escalado: Mário; Orlando e Amador; Duvilio, Pereira e Pacini; Corrêa, Ladeira, Cristiano, Tango e Palhares. Muitos torcedores mogimirianos estavam em Amparo para assistir a partida e vibraram com a vitória do Mogi Mirim Esporte Clube por 2 a 1.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu

– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments