MARCEL ALEX SOARES DOS SANTOS
@drmarceldermatologista
No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. O aspecto da pele pode refletir o bem-estar de uma mulher e, por isso, os cuidados de saúde e beleza nunca devem ser deixados de lado. Vamos lembrar como cuidar da pele feminina. A pele feminina é diferente da masculina. A pele das mulheres requer cuidados diferentes da pele dos homens.
Ela é mais fina e seca, e por isso, necessita de sabonetes mais suaves e hidratantes mais poderosos. No rosto, em geral, os poros são mais fechados, mas o uso frequente de maquiagem e cosméticos inadequados tendem a deixá-los mais abertos e com tendência a acne.
As alterações da pele com o envelhecimento costumam aparecer mais precocemente nas mulheres e, por isso, elas devem estar ainda mais atentas aos cuidados de prevenção. Tanto no corpo, quanto no rosto, as mulheres tendem a apresentar flacidez mais precocemente, infelizmente.
Cuidados com a pele feminina
Para manter a saúde e a beleza da pele, o principal cuidado deve ser com a proteção contra os agentes externos, sendo os principais a exposição solar e a poluição. A exposição aos raios UV aumentam a chance da pele apresentar alterações de cor, textura e, principalmente, lesões que podem evoluir para câncer de pele.
Tanto o sol como a poluição podem aumentar a formação de radicais livres e acelerar a perda de colágeno e, consequentemente, a flacidez. Produtos antioxidantes podem ter ação preventiva e, por esse motivo, não devem ser usados apenas pelas pessoas com idade mais avançada.
Mulheres, antes mesmo da menopausa, podem e devem fazer uso de antioxidantes orais e/ou tópicos. O uso diário de protetores solares deve ser incorporado como rotina desde a infância ou juventude.
Outros cuidados importantes para a saúde e a beleza da pele são: usar maquiagem livre de óleo; higienizar a pele antes de dormir e remover qualquer resíduo de maquiagem ou filtro solar; fazer limpeza de pele na frequência adequada; aplicar loções tônicas, adstringentes ou mesmo água termal.
Aplicar hidratantes adequados para cada tipo de pele também é fundamental para manter o equilíbrio; bem como fazer uso de roupas que ajudem na proteção, mas que também permitam a ventilação, evitando assim irritações e infecções.
A pele é o maior órgão do corpo humano e merece muito a sua atenção. Basta que se tenha um pouco de disciplina e que se cultive alguns cuidados diários e específicos para cada tipo de pele para ver mudanças significativas em pouco tempo. Converse com seu dermatologista e saiba qual o tratamento mais adequado para a sua pele se manter saudável e bonita. Fonte: SBDRJ
Parabéns a todas as mulheres!